No dia 22 de março, Matão se uniu às comemorações do Dia Mundial da Água, promovendo uma série de atividades educativas e conscientização sobre a importância desse recurso vital para a vida no planeta. As ações no município, voltadas para o uso consciente da água, foram promovidas pelas Escolas Municipais e pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente
Assim como muitos outros municípios brasileiros, Matão é abastecida com águas subterrâneas do Aquífero Guarani, considerada uma das maiores reservas de água subterrânea do mundo. Durante as ações, os envolvidos também puderam conhecer mais sobre a atual situação e a necessidade de ações que visem a proteção do Aquífero Guarani.
Nas escolas, os alunos participaram de palestras, debates e atividades práticas que destacaram a relevância da preservação dos recursos hídricos, desde a captação até o consumo responsável. Temas como o ciclo da água, poluição e formas de economia foram abordados, a fim de estimular a consciência ambiental desde cedo.
Além das ações nas escolas, o Conselho Municipal de Meio Ambiente promoveu uma visita técnica à Estação de Tratamento de Esgoto de Matão, que foi acompanhada pelo prefeito Cido Ferrari e pelo secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Luiz Gonzaga Bussola.
Durante a visita, eles puderam conhecer de perto os processos de tratamento essenciais para proteger o meio ambiente e demais mecanismos realizados que evitam a contaminação dos recursos hídricos.