Matão, 31 de maio de 2024 – A Prefeitura de Matão celebrou mais uma edição do Corpus Christi, nos dias 29 e 30 de maio, com uma programação que foi além das tradicionais ornamentações dos tapetes decorados e da procissão religiosa. O evento, que encantou moradores e visitantes, ofereceu uma vasta programação cultural distribuída em sete diferentes locais, denominados “Palcos Viva Cultura”.
As festividades começaram na noite de quarta-feira (29), com um show da banda matonense “Teen Class” no Palco Viva Cultura – Expoflor, na praça “Alfredo de Paiva Garcia”. A abertura oficial contou com a presença do prefeito Cido Ferrari e outras autoridades locais. Simultaneamente, a Feira de Flores e Plantas de Holambra, promovida pelo Rotary Club, iniciou suas atividades com o objetivo de arrecadar recursos para projetos sociais e seguirá até sábado (01), das 10h às 18h.
O ponto alto do evento foi o Palco Viva Cultura – Rua do Esquenta, que na noite de quarta-feira (29) e madrugada de quinta-feira (30) ofereceu uma diversidade de estilos musicais. A programação incluiu shows da dupla Mateus e Gusttavo, seguidos pelos DJs Raissa Assunção, Ulisses Philippelli e Pimenta, além das apresentações do grupo Samba da Nega e do grupo Fenícia, mantendo a animação até as 03h30 da manhã.
Durante todo o feriado, o público teve a oportunidade de prestigiar inúmeras intervenções artísticas nos diferentes palcos do Viva Cultura, transformando o Corpus Christi de Matão em uma verdadeira celebração da arte e cultura. As apresentações ocorreram simultaneamente na Casa da Cultura (com Corais Infanto-Juvenis Canto da Rosa e Vozes de Luizinho, Grupo Vocal Marias e Coral de Matão), na Praça e Alimentação das entidades assistenciais (com artistas como Ribitti, Sanfoneiro e Seu Benedito, Violeiro, Folia de Reis “Padre Marcos Pião”, Cajuína e Sandra e Sueli) e na praça central Dr. Leonidas Calígula Bastia (com Capoeira Sou Eu, Caboclo, Maracatu Programa Teia e Batucada na Geral).
Além dos shows, a Casa da Cultura apresentou a exposição fotográfica ‘Entregas’, com registros do jornalista e fotógrafo Rogério Bordignon sobre edições passadas do Corpus Christi. A exposição estará aberta ao público até o dia 7 de junho.
O prefeito Cido Ferrari comentou sobre a ampliação da programação: “Nossa administração trouxe uma nova perspectiva para esta tradição, proporcionando mais atrativos para a comunidade e visitantes. Com uma extensa e variada programação que abrangeu todos os tipos de manifestações artísticas, o evento se tornou uma maratona ininterrupta de atividades culturais que se expande a cada ano. Tivemos todos os espaços repletos de pessoas e isso demonstra a organização do evento. Agradeço a todos que compareceram, mas principalmente aos servidores municipais e demais trabalhadores que são grandes responsáveis por esta memorável celebração”.
Após a procissão sob os tapetes decorados, a celebração continuou com uma programação de despedida na região do Parque Ecológico. A novidade deste ano foi o Palco Viva Cultura – Pôr do Sol, com a participação de cinco DJs, e o Palco Viva Cultura – Pista de Skate, no Conjunto Poliesportivo, que além de DJs, recebeu apresentações de Hip-Hop e o Pocket Show – Green Room Rap.
O Corpus Christi de Matão deste ano foi um sucesso, reforçando a tradição local com uma celebração que uniu fé, cultura e arte, proporcionando momentos inesquecíveis para todos os presentes, como explica o diretor do Departamento de Cultura Juliano Jacopini. “A Festa de Corpus Christi faz parte da identidade do povo matonense. Ano a ano ao comemorá-la é como se a população renovasse o espírito de coletividade da cidade, afinal, trata-se de uma Festa de origem religiosa, que se expressa na manifestação artística, pela construção de uma grande obra de arte – efêmera – de 12 quarteirões, construída a centenas de mãos, para que Jesus passe. Então, trata-se de uma comemoração cristã, mas também de uma comemoração de uma grande ato artístico e de cidadania!
Fomento da Economia na Festa de Corpus Christi de Matão
A Festa de Corpus Christi de Matão não é apenas um evento de fé e arte, mas também uma excelente oportunidade para o fomento da economia local. Todos os anos, a Prefeitura incentiva a participação de vendedores ambulantes, disponibilizando todo o espaço da Rua Daniel Antônio de Brito e parte da Av. Bortolo Biava, ambas no entorno do Conjunto Poliesportivo Dr. Laert José Tarallo Mendes, para que comerciantes possam vender seus produtos durante a festividade.
No Camelódromo, uma ampla gama de produtos é oferecida, incluindo alimentos, bebidas, artesanato, lembranças e outros artigos, comercializados por vendedores da cidade e da região. Neste ano, mais de 200 vendedores participaram, sendo que o funcionamento do Camelódromo aconteceu na noite de quarta-feira (29) e ao longo de toda a quinta-feira (30).
“Como nossa festa vem crescendo a cada ano, nesta edição, também aumentou o número de comerciantes interessados em participar do evento, sendo que a maior parte é de Matão. Esse crescimento reflete a importância da Festa de Corpus Christi para a nossa economia local, proporcionando uma excelente oportunidade para muitos trabalhadores,” destacou o secretário de Administração e Desenvolvimento Econômico, Willian Di Gaetano Bassi.
Apoio às entidades e artistas
Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e do Fundo Social de Solidariedade, organizou um conjunto de barracas alimentícias envolvendo diversas entidades assistenciais da cidade, que estiveram presentes nos dias 29 e 30 de maio em duas localizações principais: a Rua do Esquenta, situada entre o lago do Conjunto Poliesportivo e a praça “Alfredo de Paiva Garcia”, e na Rua Rui Barbosa, em frente à Praça Dr. Leônidas Calígula Bastia.
As entidades participantes foram: Associação Desportiva Matonense; Grupo Escoteiro Terra da Saudade; Instituto de Famílias Amor e Caridade (NAF)
Paróquia Santa Luzia; Apoio Social a Causa Animal (ASCA); Comunidade Tenda Bairro Alto; AAA (Associação Antialcoólica); ADEMA (Associação dos Deficientes Físicos de Matão); ADEVIMA (Associação dos Deficientes Visuais de Matão); APFCC (Associação Paulista Feminina de Combate ao Câncer); APN (Associação Pão Nosso); Centro Espírita Celeiro de Luz; Grupo Escoteiro Matão; e Lar São Vicente de Paulo.
Feira de Artesanato
A praça da Igreja Matriz Dr Leônidas Calígula Bastia reuniu dezenas de artesãos da cidade e de outras localidades que trouxeram uma diversidade incrível de produtos artesanais para apresentar e comercializar como uma verdadeira celebração do talento e da criatividade.