Prefeitura de Matão realiza edição inesquecível do Corpus Christi com maior número de atrações culturais

Prefeitura de Matão realiza edição inesquecível do Corpus Christi com maior número de atrações culturais

Matão, 31 de maio de 2024 – A Prefeitura de Matão celebrou mais uma edição do Corpus Christi, nos dias 29 e 30 de maio, com uma programação que foi além das tradicionais ornamentações dos tapetes decorados e da procissão religiosa. O evento, que encantou moradores e visitantes, ofereceu uma vasta programação cultural distribuída em sete diferentes locais, denominados “Palcos Viva Cultura”.

As festividades começaram na noite de quarta-feira (29), com um show da banda matonense “Teen Class” no Palco Viva Cultura – Expoflor, na praça “Alfredo de Paiva Garcia”. A abertura oficial contou com a presença do prefeito Cido Ferrari e outras autoridades locais. Simultaneamente, a Feira de Flores e Plantas de Holambra, promovida pelo Rotary Club, iniciou suas atividades com o objetivo de arrecadar recursos para projetos sociais e seguirá até sábado (01), das 10h às 18h.

O ponto alto do evento foi o Palco Viva Cultura – Rua do Esquenta, que na noite de quarta-feira (29) e madrugada de quinta-feira (30) ofereceu uma diversidade de estilos musicais. A programação incluiu shows da dupla Mateus e Gusttavo, seguidos pelos DJs Raissa Assunção, Ulisses Philippelli e Pimenta, além das apresentações do grupo Samba da Nega e do grupo Fenícia, mantendo a animação até as 03h30 da manhã.

Durante todo o feriado, o público teve a oportunidade de prestigiar inúmeras intervenções artísticas nos diferentes palcos do Viva Cultura, transformando o Corpus Christi de Matão em uma verdadeira celebração da arte e cultura. As apresentações ocorreram simultaneamente na Casa da Cultura (com Corais Infanto-Juvenis Canto da Rosa e Vozes de Luizinho, Grupo Vocal Marias e Coral de Matão), na Praça e Alimentação das entidades assistenciais (com artistas como Ribitti, Sanfoneiro e Seu Benedito, Violeiro, Folia de Reis “Padre Marcos Pião”, Cajuína e Sandra e Sueli) e na praça central Dr. Leonidas Calígula Bastia (com Capoeira Sou Eu, Caboclo, Maracatu Programa Teia e Batucada na Geral).

Além dos shows, a Casa da Cultura apresentou a exposição fotográfica ‘Entregas’, com registros do jornalista e fotógrafo Rogério Bordignon sobre edições passadas do Corpus Christi. A exposição estará aberta ao público até o dia 7 de junho.

O prefeito Cido Ferrari comentou sobre a ampliação da programação: “Nossa administração trouxe uma nova perspectiva para esta tradição, proporcionando mais atrativos para a comunidade e visitantes. Com uma extensa e variada programação que abrangeu todos os tipos de manifestações artísticas, o evento se tornou uma maratona ininterrupta de atividades culturais que se expande a cada ano. Tivemos todos os espaços repletos de pessoas e isso demonstra a organização do evento. Agradeço a todos que compareceram, mas principalmente aos servidores municipais e demais trabalhadores que são grandes responsáveis por esta memorável celebração”.

Após a procissão sob os tapetes decorados, a celebração continuou com uma programação de despedida na região do Parque Ecológico. A novidade deste ano foi o Palco Viva Cultura – Pôr do Sol, com a participação de cinco DJs, e o Palco Viva Cultura – Pista de Skate, no Conjunto Poliesportivo, que além de DJs, recebeu apresentações de Hip-Hop e o Pocket Show – Green Room Rap.

O Corpus Christi de Matão deste ano foi um sucesso, reforçando a tradição local com uma celebração que uniu fé, cultura e arte, proporcionando momentos inesquecíveis para todos os presentes, como explica o diretor do Departamento de Cultura Juliano Jacopini. “A Festa de Corpus Christi faz parte da identidade do povo matonense. Ano a ano ao comemorá-la é como se a população renovasse o espírito de coletividade da cidade, afinal, trata-se de uma Festa de origem religiosa, que se expressa na manifestação artística, pela construção de uma grande obra de arte – efêmera – de 12 quarteirões, construída a centenas de mãos, para que Jesus passe. Então, trata-se de uma comemoração cristã, mas também de uma comemoração de uma grande ato artístico e de cidadania!


Fomento da Economia na Festa de Corpus Christi de Matão

A Festa de Corpus Christi de Matão não é apenas um evento de fé e arte, mas também uma excelente oportunidade para o fomento da economia local. Todos os anos, a Prefeitura incentiva a participação de vendedores ambulantes, disponibilizando todo o espaço da Rua Daniel Antônio de Brito e parte da Av. Bortolo Biava, ambas no entorno do Conjunto Poliesportivo Dr. Laert José Tarallo Mendes, para que comerciantes possam vender seus produtos durante a festividade.

No Camelódromo, uma ampla gama de produtos é oferecida, incluindo alimentos, bebidas, artesanato, lembranças e outros artigos, comercializados por vendedores da cidade e da região. Neste ano, mais de 200 vendedores participaram, sendo que o funcionamento do Camelódromo aconteceu na noite de quarta-feira (29) e ao longo de toda a quinta-feira (30).

“Como nossa festa vem crescendo a cada ano, nesta edição, também aumentou o número de comerciantes interessados em participar do evento, sendo que a maior parte é de Matão. Esse crescimento reflete a importância da Festa de Corpus Christi para a nossa economia local, proporcionando uma excelente oportunidade para muitos trabalhadores,” destacou o secretário de Administração e Desenvolvimento Econômico, Willian Di Gaetano Bassi.

Apoio às entidades e artistas

Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e do Fundo Social de Solidariedade, organizou um conjunto de barracas alimentícias envolvendo diversas entidades assistenciais da cidade, que estiveram presentes nos dias 29 e 30 de maio em duas localizações principais: a Rua do Esquenta, situada entre o lago do Conjunto Poliesportivo e a praça “Alfredo de Paiva Garcia”, e na Rua Rui Barbosa, em frente à Praça Dr. Leônidas Calígula Bastia.

As entidades participantes foram: Associação Desportiva Matonense; Grupo Escoteiro Terra da Saudade; Instituto de Famílias Amor e Caridade (NAF)
Paróquia Santa Luzia; Apoio Social a Causa Animal (ASCA); Comunidade Tenda Bairro Alto; AAA (Associação Antialcoólica); ADEMA (Associação dos Deficientes Físicos de Matão); ADEVIMA (Associação dos Deficientes Visuais de Matão); APFCC (Associação Paulista Feminina de Combate ao Câncer); APN (Associação Pão Nosso); Centro Espírita Celeiro de Luz; Grupo Escoteiro Matão; e Lar São Vicente de Paulo.

Feira de Artesanato

A praça da Igreja Matriz Dr Leônidas Calígula Bastia reuniu dezenas de artesãos da cidade e de outras localidades que trouxeram uma diversidade incrível de produtos artesanais para apresentar e comercializar como uma verdadeira celebração do talento e da criatividade.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Acesso Rápido