A partir desta semana, o Ministério da Saúde dá início a um movimento nacional de vacinação contra a poliomielite, uma das imunizações mais essenciais para crianças. Matão adere a campanha, disponibilizando as vacinas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município.
A poliomielite, também conhecida como pólio ou paralisia infantil, é uma doença infectocontagiosa aguda causada pelo poliovírus. A doença é altamente contagiosa e se espalha de pessoa para pessoa, principalmente por meio do contato com fezes contaminadas, mas também pode ser transmitida através de gotículas expelidas ao tossir ou espirrar. A vacinação é a medida mais eficaz para prevenir a doença.
Durante o período da Campanha, em Matão, a aplicação das doses acontecerão entre segunda e sexta-feira, nas Unidades Básicas de Saúde (Postos) da Vila Pereira, São José, Distrito de São Lourenço do Turvo, Bairro Alto, São Judas Tadeu, IV Centenário, Jardim Paraíso e no Centro de Saúde.
A campanha de vacinação se estenderá até o dia 14 de junho, com um dia D marcado para 8 de junho. Durante todo este período, todas as crianças de 1 a 4 anos, mesmo aquelas com a carteira vacinal em dia, devem ser levadas às UBS’s para receber uma dose extra da vacina contra a poliomielite. Esta medida tem como objetivo reforçar a proteção dos pequenos e ampliar a barreira contra a possível circulação do vírus.
Para as crianças menores de 1 ano, a vacinação será realizada conforme a situação vacinal encontrada, seguindo o esquema primário que prevê três doses da vacina inativada da poliomielite (VIP). Já as crianças de 1 a 4 anos que já receberam as três doses da VIP receberão uma dose extra da Vacina Oral Poliomielite (VOP), a famosa “gotinha”, independentemente de já terem recebido reforços anteriormente ou participado de campanhas passadas.
A adesão à campanha e a administração da dose extra são essenciais para garantir a imunização completa e a erradicação da poliomielite, protegendo a saúde das crianças e contribuindo para o controle da doença no país.