Matão se prepara para a 76ª edição do Corpus Christi

Matão se prepara para a 76ª edição do Corpus Christi

Nos dias 29 e 30 de maio, Matão se prepara para sediar uma das maiores celebrações do país, o Corpus Christi, que reúne fiéis, artistas, turistas e trabalhadores em momentos de reflexão, devoção, fé e amor à arte. Com o tema da “Eucaristia: sustento da vida sacramental”, os preparativos para a edição deste ano já estão em fase final, com destaque para a programação cultural e religiosa, coloração das dolomitas, principal matéria-prima utilizada na confecção dos tapetes e a confecção dos moldes para os desenhos dos tapetes.

Desde o início do ano, as equipes da Prefeitura de Matão se reúnem com representantes da Igreja Católica, artistas, voluntários, clubes de serviço e prestadores de serviços para elaborar minuciosamente todos os detalhes da festa. Essa celebração anual sempre alcança recordes de público, atraindo milhares de visitantes para a cidade.

“Há uma grande colaboração e alinhamento entre todos os envolvidos para assegurar que cada detalhe transcorra conforme planejado. O Corpus Christi é a essência de Matão, um patrimônio cultural que, devido à sua história, inspira os participantes deste planejamento e a execução dos primeiros passos da celebração com cuidado e entusiasmo, como se fosse a primeira vez. São 76 anos de tradição, e cada edição se destaca de forma única.”, citou o prefeito Cido Ferrari.

Programação cultural

Antecipando as atividades religiosa do feriado, no dia 29 de maio, já se iniciam as atrações culturais com a abertura da Feira de Flores e Plantas de Holambra (Expoflor), às 19h00, na praça Alfredo de Paiva Garcia e na sequência, os shows no palco Viva Cultura, na Rua do Esquenta, a partir das 21h00.

Durante o feriado, na quinta-feira (30), próximo à igreja Matriz, a Feira de Artesanato acontecerá na praça “Dr. Leônidas Calígula Bastia”, no Centro, a partir das 6h00, com a participação de mais de 70 artesãos. Já a Casa da Cultura estará aberta ao público, com exposições e apresentações. Os shows na praça da Alimentação, na Rua Rui Barbosa, ocorrerão das 9h00 às 14h00 e utras manifestações artísticas estão programadas pelas ruas.

“O misto entre a programação religiosa e artística e cultural é um componente importante da festa, pois ela é pensada para atender diferentes públicos em 24 horas ininterruptas de evento, e assim como na edição anterior, neste ano, a Prefeitura prepara uma diversidade de atrações, além de toda a estrutura da festa”, citou o secretário de Administração e Finanças, Willian Di Gaetano Bassi.

Preparo do material para os tapetes

O tingimento das dolomitas é uma etapa crucial, pois proporciona as cores vibrantes e dos desenhos elaborados nas ruas. Ao todo, mais de 70 toneladas de Dolomita estão sendo preparadas, junto aos diversos moldes de ferragem que formam os desenhos dos tapetes por onde passa a procissão.

“A cidade de Matão se transforma em um cenário de fé e beleza, onde a Prefeitura e a Comunidade Católica trabalham juntas para criar uma experiência única aos participantes. No entanto, o ponto alto dessa tradição reside ao momento em que Jesus percorre as ruas durante a procissão sobre os tapetes confeccionados para recebê-lo. São 12 quarteirões, e a diversidade e combinações das cores e a qualidade dos desenhos desempenham um papel fundamental nesta produção”, enfatizou o diretor de Cultura, Juliano Jacopini.

Em breve a programação completa de todos os eventos será divulgada.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Atenção

Começam as inscrições para o EJA!

Acesso Rápido

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?