Educação para o trânsito é ensinada nas EMEIs e EMEFs durante ‘Maio Amarelo’ em Matão

De 23 a 26 de maio, durante três dias, a Prefeitura, por meio dos agentes de mobilidades, que atuam através dos Departamentos de Mobilidade Urbana e de Trânsito percorreram 15 Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), e conversaram com as crianças e professoras, a respeito de regras para prevenção a acidentes de trânsito.

O prefeito Cido Ferrari acompanhou a intervenção pedagógica, com as diretoras Elenice Aparecida de Paula Moreira e Maria Cláudia de Santi, e interagiu com as crianças: “fiz questão de vir aqui para ver vocês e dizer que é preciso andar de carro com cadeirinha, olhar para baixo e para cima, antes de atravessar a rua e assim ajudar os pais de vocês a cuidarem da vida de vocês! Aconselhou o prefeito.

A ação educativa ensinou pelo menos 2.422 crianças matriculadas na rede municipal de ensino, que os perigos para se transitar na cidade não são brincadeira e que é preciso evitar os riscos e saber diferenciar o certo do errado. Professoras fizeram faixas e desenhos com os alunos, e para finalizar, teve passeata pela “Educação no Trânsito”, sábado (27/05), no bairro Nova Cidade, com a participação dos pais e comunidade educacional.

Como estratégia de comunicação infantil, os agentes de mobilidade, Marcelino Mancini, Marco Aurélio de Castro e Michele Nogueira da Silva apresentaram uma animação, nomeada ‘Clubinho Honda’, com linguagem lúdica, onde a narrativa e os personagens dão lições importantes sobre regras de trânsito.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) a idade mínima para levar criança na garupa de motos ou bicicletas é 10 anos. O descumprimento significa infração gravíssima, com multa e suspensão do direito de dirigir.