Escolas da Prefeitura de Matão passam por reformas, ampliações e adequações gerais

Mais de 6 milhões de reais serão investidos em 5 unidades de ensino

O período de férias foi escolhido, estrategicamente, para execução das obras de reformas, ampliações e adequações gerais em cinco escolas municipais, sendo: EMEI Centro Social Fermínio Fecchio (Creche do Residencial das Acácias); EMEF Antonio Carlos Manzini (Nova Cidade); EMEI Catharina T. Gerdis e Centro Social Izidoro Grogia (Vila Pereira); EMEI João Nonis (Vila Cardim) e EMEI Zulmira Prandi Grigolli (Distrito de São Lourenço do Turvo).

O ‘volta as aulas’ para a Educação Infantil será em 06 de fevereiro e demais: Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), em 08 de fevereiro.

Para o prefeito Cido Ferrari, é muito importante que sejam evitados maiores transtornos para as crianças e professores, gerados com as obras em andamento, porém elas veem ao encontro da necessidade e interesse da população.

“Estamos acompanhando o ‘mão na massa’ das obras e esperamos que sejam executadas com qualidade e em tempo hábil para o reinício das aulas. São reformas que não poderiam ser deixadas para depois e ampliações necessárias, tendo em vista o aumento do número de crianças que precisam ser cuidadas nas Creches”, considerou o prefeito Cido Ferrari.

Detalhes das obras: reformas, ampliações, adequações, acessibilidades e medidas econômicas.

De modo geral as referidas unidades escolares estão passando por demolições e retiradas de paredes; instalações de esquadrias de ferro e madeira; instalações de hidráulica e elétrica; trocas de pisos; pinturas e revestimentos. Para além disso, todas as unidades receberão adequações de acessibilidades, sendo que a de São Lourenço do Turvo e da Vila Pereira recebem ainda ampliação de salas de aulas e espaços lúdicos.

Um dos objetivos da obra da EMEI Centro Social Fermínio Fecchio (Creche do Residencial das Acácias) é oferecer mais espaço para poder receber novas matrículas de crianças, dado a demanda daquela localidade. Nesta unidade serão investidos R$ 864.378,67 (oitocentos e sessenta e quatro mil, trezentos e setenta e oito reais e sessenta e sete centavos). A empresa licitada é a Gplan Construtora LTDA.

Neste mesmo sentido, a Creche João Nonis da Vila Cardim, com investimento de R$ 950.000,00 (novecentos e cinquenta mil reais),

terá toda parte de cobertura (telhado) trocado, bem como pisos, azulejos, hidráulica e elétrica. Serão feitas adequações em banheiros, cozinha, refeitório e área externa, como banco de areia e ‘playground’. A empresa que ganhou a licitação é a Centersul – Construções LTDA.

Já a EMEF Professor Antônio Carlos Manzini recebe reforma e ampliação com investimento de R$ 597.657,64 (quinhentos e noventa e sete mil, seiscentos e cinquenta e sete reais e sessenta e quatro centavos). A empresa responsável, através de licitação é a Sociedade Empresária Pórtico Engenharia e Serviços LTDA.

A EMEI Catharina T. Gerdis e Centro Social Izidoro Grogia da Vila Pereira, mantém duas estruturas de atendimento interligadas e ambas recebem uma obra mais profunda e abrangente, em razão da ampliação de salas e espaços lúdicos. Por isso o investimento é de R$ 3.400.000,00 (três milhões e quatrocentos mil reais) gerenciados pela empresa responsável, a Sociedade Empresária Pórtico Engenharia e Serviços LTDA.

Da mesma forma, o distrito de São Lourenço do Turvo, também é beneficiado com investimento de R$ 983.375,16 (Novecentos e oitenta e três mil, trezentos e setenta e cinco reais e dezesseis centavos). Além da reforma e ampliação, as obras da EMEI Zulmira Prandi Grigolli prevêm também, a instalação de berçário adequado, iluminação com 18 postes na parte externa e implantação de captação de energia solar fotovoltaica (economia sustentável).