Esquetini solicita retorno de perícias médicas em Matão

Reunião realizada no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em São Paulo teve objetivo de solicitar a permanência dos serviços suspensos recentemente

O prefeito Edinardo Esquetini esteve cumprindo agenda em São Paulo na terça-feira (26). Na ocasião, reuniu-se com o superintendente regional do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) do Estado, José Carlos de Oliveira, na tentativa de manter a realização das perícias médicas em Matão. Os serviços na área trabalhista foram encerrados no município e, por isso, o Executivo tenta reverter a situação a pedido da população matonense. A reunião contou também com o assessor da superintendência do INSS, Edson Yamada, e do assessor especial do deputado estadual Itamar Borges, Carlos Alberto de Araújo.

O assunto também foi discutido na Câmara de Matão na sessão ordinária da semana passada. Desta forma, os vereadores aprovaram vários requerimentos solicitando apoio de autoridades para que a Agência da Previdência Social de Matão continue com o serviço de perícia médica na cidade. Caso este trabalho não seja mais oferecido no município, a população precisará viajar até cidades próximas para realizar este serviço, prejudicando a agilidade e facilidade das perícias médicas.

A perícia médica do INSS deve acontecer quando for necessário verificar a possibilidade de ser concedido, prorrogado ou interrompido o pagamento de benefícios previdenciários ao funcionário. O procedimento médico obrigatório é realizado por um profissional da saúde habilitado do INSS. O objetivo é certificar a existência de doença ou a ocorrência de algum acidente que tenha tornado o trabalhador incapacitado, total ou parcialmente, para o exercício da profissão de forma temporária ou definitiva. Sendo assim, o resultado obtido a partir deste procedimento é apto a fundamentar a concessão, prorrogação ou interrupção do pagamento de auxílio-acidente, auxílio-doença e aposentadoria por invalidez.