‘Festa do 1º de Maio Dia do Trabalhador’ em Matão reuniu milhares de pessoas em diversos pontos do município

Este ‘2023’ ficará registrado como o ano em que a Prefeitura de Matão realizou a maior ‘Festa do 1º de Maio – Dia do Trabalhador’ de toda história da cidade. Com uma programação voltada a agradar todas as idades, envolveu crianças, jovens, adultos e idosos.

Logo pela manhã o prefeito Cido Ferrari, acompanhado da primeira-dama Márcia Ferrari, participou da Missa especial de Celebração eucarística para o ‘Trabalhador’ na Paróquia São José, no jardim do Bosque e a convite do Bispo Dom Luiz Carlos Dias e do Padre Renato Gonçalves, agradeceu aos presentes, fazendo uso da palavra.

“É muito importante agradecermos a Deus pela força que nos concede para continuarmos trabalhando e com o suor do nosso trabalho, sigamos em frente sustentando nossas famílias. Promovemos essa festa porque sabemos o quanto se divertir e se alegrar é importante para a saúde, lembrando que estamos retornando a uma normalidade do pós-pandemia e principalmente porque consideramos o quanto o matonense trabalhador merece o melhor da vida”, disse emocionado o prefeito Cido Ferrari.

Balanço da ‘Festa do 1º de Maio Dia do Trabalhador’

De acordo com o secretário de Administração e Finanças, Willian Di Gaetano Bassi, os resultados trazidos pelo evento são muito positivos! “Conforme planejamos houve harmonia, segurança e a participação maciça de todos com responsabilidade. Investir no entretenimento das pessoas também significa desenvolver a cidade, em seu aspecto comercial, turístico e consequentemente, econômico”, avaliou Willian.

O feriado histórico prosseguiu com a festa realizada pela Paróquia São José do jardim do Bosque, sendo que entre as atrações estavam: Encontro de Violeiros, Cavalgada e Show com a dupla Peão Carreiro e Praiano.

Concomitantemente ocorreram os Torneios da Taça de Toriba, de São Lourenço do Turvo de 1º de Maio e a exposição de carros antigos nomeada ‘Coliseum Car Show’ na Praça Alfredo de Paiva Garcia.

A festa do ‘Turvo’ contou com o apoio de comerciantes e empresários, serviu lanches e churrasco, entregou troféus e brindes aos vencedores, reuniu muitas famílias, entre jogadores, organizadores e torcida. Pelo menos 60 crianças também participaram dos jogos com os seguintes resultados: 1º – crianças de 7 a 10 anos – Turvo 2×1 Taquaritinga; 2º – crianças de 10 a 14 anos – Turvo 3×1 Taquaritinga; 3º – adultos – Predileta 2×2 Auto Elétrica Carlinhos; 4º – adultos – Transvalério 3×2 União Turvense.

Já o Torneio de Toriba envolveu 8 equipes (Ass. Popular, S.E. Piauí, Bom Jesus, Santa Cruz e Toriba). A disputa da final ficou assim: S.E. Piauí 3×0 Santa Cruz. Vários torcedores prestigiaram o evento, incluindo o prefeito Cido Ferrari e o jornalista Sérgio Sabará, o qual foi homenageado pelo fato de ser filho do senhor José Figueira, um dos fundadores do tradicional campeonato e em razão de sua especial colaboração com o ‘Torneio’ há vários anos.

Palco Viva Cultura reuniu multidão com diferentes gostos musicais

Crianças, jovens, adultos, pessoas da melhor idade, apreciaram diversos estilos musicais no Parque Ecológico da Rua Itápolis, local nomeado como ‘Rua do Esquenta’. As diversas atrações artísticas e culturais trouxeram rock, samba, popular, sertanejo, eletrônico, sendo: Paulo César e Ernan; Vitrô D´Amélia; Grupo Intuição S/A; The Trooper e DJ Kiko Alves, entre outras bandas.

“A ‘Festa’ surge como oportunidade para as pessoas se encontrarem durante os shows musicais com múltiplas linguagens e assim as centenas e milhares vão circulando em formato de rodízio no espaço plateia do ‘Palco Viva Cultura’. Dessa forma esses contatos provocam o desenvolvimento de todos, pois é nos relacionando que avançamos enquanto seres humanos e fortalecemos nosso potencial em convivermos bem, ainda que sejamos diferentes no contexto da pluralidade e diversidade cultural”, avaliou o diretor de Cultura Juliano Jacopini.

Entidades sociais deram um show à parte

As seguintes instituições beneficentes venderam lanches e bebidas na Praça de alimentação: Associação Pão Nosso (APN); NAF Matão; Lar São Vicente de Paulo – Asilo; ONG Amor Sem Raça; Grupo Escoteiros Matão; Grupo Escoteiro Terra da Saudade.