Prefeito Cido Ferrari anuncia reforma do prédio da Guarda Municipal e implantação do Centro de Monitoramento

Prefeito Cido Ferrari anuncia reforma do prédio da Guarda Municipal e implantação do Centro de Monitoramento

Com recursos próprios, a Prefeitura de Matão investirá mais de R$10 milhões no projeto de vigilância digital.


Na noite de terça-feira (02), o prefeito Cido Ferrari anunciou mais dois grandes investimentos para a segurança pública de Matão, que compõe a reforma e ampliação do prédio da Guarda Municipal, onde também será implantado o Centro de Monitoramento e Vigilância Digital. Com recursos próprios, a Prefeitura de Matão vai investir aproximadamente R$ 10 milhões no projeto de videomonitoramento permanente que será executado de forma gradativa.

“Este é mais um momento histórico do nosso mandato. Um projeto audacioso, que beneficiará todos os matonenses. Diante dos problemas que enfrentamos com a falta de investimento do Estado, mais uma vez, foi preciso o município encontrar meios para solucionar a garantia da segurança pública. Foi preciso um longo período para definir toda a sua estruturação, mas agora este projeto sai do papel e, em breve, Matão será uma cidade totalmente monitorada. Aos poucos, estamos evoluindo com muita responsabilidade, sem gerar dívidas ou comprometer demais investimentos e acima de tudo, respeitando o dinheiro público e a confiança das pessoas quem acreditam em nosso Governo”, enfatizou o prefeito Cido Ferrari.

Com capacidade para instalação de 20 mil câmeras, primeiramente serão contempladas as vias de entrada e saída do município, o centro comercial e financeiro e todo o anel viário de Matão. A segunda fase prevê a instalação de câmeras em prédios públicos, como escolas, praças, entre outros. O sistema ainda possibilita integrar o videomonitoramento de empresas privadas que operam sistemas de maneira independente.

O centro de monitoramento funcionará através de um sistema de vigilância 24 horas composto por câmeras e outros equipamentos, que permite a ação imediata das autoridades competentes na identificação e prevenção de possíveis crimes, no controle de acesso à cidade, na proteção dos cidadãos e bens patrimoniais, no apoio de ocorrências emergenciais e em outros incidentes que possam ocorrer dentro do setor urbano. O sistema multiuso será operado por um Agente de Controladoria, a ser contratado por concurso público.

Para consolidar o projeto, o Executivo Municipal criou a Secretaria de Segurança Pública que entre as funções, desempenha a coordenação, a execução e a avaliação das políticas de segurança pública primária, bem como desenvolve as medidas de prevenção e combate à criminalidade, junto aos demais órgãos públicos.

“A partir disso, foi discutido com diversos setores da sociedade civil, as reais necessidades do município e, posteriormente, a Prefeitura contratou uma empresa especialista em Segurança Pública que desenvolveu todo o mapeamento de pontos estratégicos onde serão instalados estes equipamentos. Através da alta tecnologia, o sistema também permite o reconhecimento automatizado de placas de veículos, que gera todos os dados do veículo, propiciando alarmes e relatórios estatísticos e de controle”, explicou o secretário de Administração, Willian Di Gaetano Bassi.


Já nos próximos dias, será iniciada a obra de reforma e ampliação do prédio da Guarda Municipal, que abriga os serviços administrativos da corporação. Toda a estrutura predial será reformada para receber os equipamentos do sistema de monitoramento.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Vagas PAT Matão

16/04/2024 1) MECÂNICO DE MANUTENÇÃO CURRÍCULO PARA: financeiro@cardimix.com.br ESCOLARIDADE NÃO...

Vagas PAT Matão

12/04/2024 1) MECÂNICO DE MANUTENÇÃO CURRÍCULO PARA: financeiro@cardimix.com.br ESCOLARIDADE NÃO...

Acesso Rápido

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?