O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Matão, através da Secretaria de Educação e Cultura/Casa da Cultura
Na segunda-feira (17/04) às 9h ocorrerá a abertura do Fórum com uma ‘Roda de Conversa’ mediada pela autora Nimuemdaju Oliveira, do livro ‘Os Povos Nativos’. Ela abordará o processo de criação da obra e sua importância e contribuição para a literatura indígena.
Outros aspectos da cultura indígena também serão explanados em 17/04
‘Ancestralidade e Cultura Indígena Krenak’, com Fabiana Damaceno e William Adilson da Aldeia T.I. Vanuire.
17/04, às 10h e 19h
Na sequência haverá apresentação de cantos e danças, momento em que os convidados relatam sobre a história de seu povo e aldeia, aproximando a comunidade matonense da realidade da comunidade T.I. Vanuire, no estado de São Paulo; além de tratar sobre as influências dos povos originários na cultura brasileira e no que conhecemos como musicalidade hoje.
Dia 18/04 às 14h
Encontro do Grupo Indígena Sabuká Kariri Xocó, originários do Povo Indígena Kariri Xxocó.
A apresentação do grupo contará com cantos e danças tradicionais e falas do Cacique Kayrá Tinga, além de exposição e venda de artesanatos produzidos pelo grupo.
Peretó kangy teroá!
(Sejam bem vindes!)
Dia 19/04 das 10h às 15h
Exposição de Literatura Indígena com o acervo da Biblioteca Pública Municipal Profa. Maria de Lourdes Lian disponibilizado na Casa da Cultura.
A exposição apresenta livros infantojuvenis e adultos escritos por autores indígenas nacionais e internacionais. Foi criado um espaço especial na Casa da Cultura, para leitura, cadastro de leitores e obras para empréstimo.