Mais investimentos na Saúde de Matão: Obras de adequação da nova base do SAMU avançam

A Saúde Pública de Matão continua recebendo grandes investimentos para a melhoria constante dos atendimentos prestados aos munícipes. A Prefeitura de Matão, através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano, está finalizando a obra de adequação e reforma do prédio que abrigará a nova sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), localizado no Parque Pinheirinho. Avaliada em R$ 522.495,14, a estrutura contará com espaços adequados para abrigar as equipes que prestam os serviços de urgência e emergência.

O prefeito Cido Ferrari destaca os investimentos destinados à infraestrutura da Rede Pública Municipal de Saúde com o intuito de oferecer melhores serviços à população. “Reconheço os frutos colhidos e os avanços que nossa administração tem alcançado em todas as áreas neste ano, entre elas, a Saúde. Mesmo com grandes desafios, até o momento, em 2022, já concluímos e entregamos duas obras do Estratégia Saúde da Família nos bairros Las Lomas e São Judas Tadeu e estamos finalizando a terceira unidade no Parque das Laranjeiras e a nova sede do Samu, sendo que todas receberam recursos próprios. Estas obras também proporcionam um atendimento cada vez mais humanizado”, afirmou.

Até o momento, na reforma, já foram realizados serviços de demolições, laje, alvenaria, substituição de pisos de cerâmica, forro e caixa d’água, instalação completa da nova parte elétrica, construção de rampa de acesso para ambulâncias, construção de alambrado e pintura interna. Atualmente a obra recebe os acabamentos finais com instalação de portão, pinturas da área externa e outros.

O novo prédio contará com seis apartamentos, sanitários e vestiários, garagem, área de serviços, almoxarifados, almoxarifado de medicamentos refrigerados, copa, cozinha, recepção, depósito, sala de estar, área para central de rádios, além de uma ampla área externa.

“Esta é uma área da Prefeitura que está sendo readequada para abrigar estes profissionais que precisam e merecem um local apropriado para a execução dos serviços, afinal, muitas das vezes, eles enfrentam plantões exaustivos. Sua excelente localização também permite um descolamento mais facilitado das ambulâncias para todas as regiões da nossa cidade dos municípios vizinhos . A economia dos recursos com o corte de mais um aluguel também é um fator considerável dentro do nosso projeto de reorganização dos recursos financeiros”, citou o prefeito Cido Ferrari.

O SAMU192 presta atendimentos de urgência e emergência 24 horas em qualquer lugar e conta com equipes que reúne médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas.

A base de base atualmente está localizada em um prédio na Avenida São Lourenço, no IV Centenário, e também atende ocorrências de transferência para as cidades de Dobrada, Santa Ernestina e Motuca, sendo composta por unidades de reservas técnicas, unidade de UTI (Unidade de Suporte Avançado) e Unidade de Suporte Básico, com atuação 24 horas.