Matão qualificada para a 4ª Revolução Industrial: novo Senai será 5 vezes maior

Aconteceu na manhã desta segunda-feira (20), a assinatura da escritura de doação do terreno cedido pela Prefeitura de Matão ao novo Senai. A solenidade foi realizada no próprio terreno, na esquina da Avenida 25 (Aurélio Dias), com Rua 21 (Pietro Baldan), área de quase 36 mil metros quadrados, ao lado da Rodovia Faria Lima, onde será realizado o investimento de R$ 49 milhões para a construção da nova escola.

Em seu discurso, o prefeito Cido Ferrari destacou a importância da ampliação desta escola para Matão e agradeceu ao empenho dos vários setores nesta conquista. “Este é um momento de confraternização, um presente que a população e a nossa indústria merecem, pois além do desenvolvimento profissional e a valorização de mão de obra, esta escola proporcionará inovação tecnológica, melhoria dos processos de fabricação, o que atrai novos investimentos e, consequentemente, o crescimento da nossa cidade. Agradeço a todos que acreditam e investem na Educação, pois é desta forma que construiremos um país de oportunidades”, destacou.

Além dos empresários, alunos, imprensa, população e autoridades do município e da região, o evento contou com a presença do presidente da Fiesp, Sesi-SP e Senai-SP, Paulo Skaf, que em seu último compromisso público à frente das entidades que representam a indústria de São Paulo, destacou a qualidade da educação do Senai-SP. “Quando for inaugurada, sem dúvida essa unidade será comparada às melhores escolas de formação profissionalizante do mundo, e o município de Matão poderá se orgulhar disso. O Senai-SP não visa apenas preparar o jovem para ter um bom emprego, para ganhar mais e ser valorizado, mas também formar bons empreendedores, que podem ter seu próprio negócio. A indústria investe nas pessoas, e o maior beneficiário será o trabalhador, os jovens que passarem por aqui para receber capacitação profissional”.

O novo Senai contará com uma estrutura cinco vezes maior que a atual, sendo dois blocos destinados à realização de oficinas e salas de aula; bicicletário; áreas de convivência e refeitório; prédio administrativo; biblioteca, área para cursos de empilhadeira e manutenção; portaria e controladoria; quadra poliesportiva; entre outros.

Com esta ampliação, a unidade de Matão que neste ano realizou 2.557 matrículas, poderá ofertar mais de 5.000 vagas aos alunos do município e da região. A previsão é que as obras comecem no próximo ano e sejam concluídas em 2023, com início das aulas em 2024.

Atualmente, o Centro de Treinamento Senai “Oscar Lúcio Baldan” oferece cursos nas áreas tecnológicas: metalmecânica, metalurgia, vestuário, logística, eletroeletrônica e automotiva. Os cursos da área de metalmecânica e metalurgia são os de maior relevância da unidade, em função das grandes empresas de fabricação de implementos agrícolas localizadas no município.