Município lança campanha ‘Matão Contra as Queimadas’

_Autoridades de diversos órgãos estiveram reunidos para alinhamentos quanto a contribuição de cada um em prol da campanha_

No gabinete da Prefeitura, esta semana foi lançada a campanha ‘Matão Contra as Queimadas’, que seguirá até o mês de novembro de 2023. Com o objetivo de sensibilizar, conscientizar e dar continuidade ao desenvolvimento de atividades que promovem a educação ambiental voltada a preservação do meio ambiente, a referida mobilização social tem o seguinte apelo: “O combate as queimadas é exercício de cidadania e dever de todos”.

A ‘Matão contra as queimadas’ é organizada pela Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal e faz parte da extensa lista de ações da ‘Campanha ECO-Matão’ realizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Secretaria de Educação e Cultura – Secretaria de Serviços Públicos e Manutenção – Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil – Secretaria da Saúde – Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, bem como várias empresas parceiras.

Para o prefeito Cido Ferrari, a união de todas as secretarias, empresas parceiras e sociedade, o apoio da imprensa, em prol das campanhas que contribuem com a preservação do meio ambiente são ações de extrema importância.

“Estamos investindo em melhorias, seguimos reforçando a Defesa Civil, em termos de aumento de número de pessoal, compra de equipamentos, capacitações, em apoio ao Corpo de Bombeiros e implantamos o monitoramento diários físico e com drone e a estratégia ‘sobre aviso’, a qual os brigadistas estão sempre em alerta para, emergencialmente, avisarem quando há indícios de incêndios. Em tempos de estiagem e seca esperamos prevenir o risco da devastação causada pelo fogo e também manter os plantios de árvores, que já estão crescendo por toda nossa querida Matão”, reforçou o prefeito Cido Ferrari.

Presente no evento, o sargento Lupércio Oliveira Júnior, comandante da Estação do Corpo de Bombeiros de Matão, disse que a soma de forças com a Prefeitura tornou o combate a incêndios bastante eficiente no município.

Durante o lançamento, o coordenador da Defesa Civil, Luciano Gonçalves Leite apresentou o ‘Plano de ação, com ações preventivas e de combate a incêndios florestais’, bem como um balanço dos resultados positivos obtidos nos últimos dois anos, neste setor.

“Algumas estratégias de contenção das queimadas e incentivos da Prefeitura explicam o avanço que tivemos com relação a atuação da Defesa Civil, tais como: a abertura de aceiros; a aquisição de novos equipamentos, uniformes, motosserras, sopradores, caminhonete, caminhão-pipa; bem como, a melhoria da nossa qualificação para apoiar o Corpo de Bombeiros”, avaliou Luciano Leite.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Luiz Gonzaga Bussola, se faz importante estimular os cidadãos a denunciarem suspeitas de focos de incêndio e desenvolver a educação ambiental.

Neste sentido o secretário de Serviços Municipais, Geraldo Lesbão Meira (Mineiro) apresentou situações corriqueiras em que ‘pessoas suspeitas’ de provocarem incêndios voluntariamente poderiam ser identificadas e posteriormente a uma apuração legal, punidas.

Quanto a essa hipótese, a diretora de Meio Ambiente Maria Ourique Bellintani De Carvalho lembrou que de acordo com o Código de Meio Ambiente (Lei 4138/ 2010), o responsável por provocar incêndio criminoso pode ser obrigado a pagar valores que chegam até R$ 20 mil, e a depender da interpretação da justiça, levado a prisão.

Ainda conforme a diretora Maria Bellintani, além de todas as diversas atividades voltadas a preservação do meio ambiente foram produzidos cartazes, matérias jornalísticas e chamadas institucionais em emissoras de rádios, com a finalidade de sensibilizar a todos com essa temática.

“É preciso considerar nossa responsabilidade em preservar atentando-nos ao que disse o biólogo Ricardo Falconi, funcionário da Cambuhy, em sua palestra sobre biodiversidade, ou seja, que o nosso município de Matão possui uma reserva florestal extraordinária, a Mata da Virgínea, uma propriedade particular de 14 mil hectares (Fazenda Cambuhy), responsável por 32% de toda a biodiversidade do Estado de São Paulo”, alertou Maria.

Para denunciar queimadas

Corpo de Bombeiros 193