Para ensinar, conscientizar e estimular novos hábitos voltados a preservação do meio ambiente e assim encontrar soluções para os problemas ambientais, uma série de atividades são realizadas neste mês de junho.
A campanha ECO-Matão criada em 1999, tornou-se Lei Nº 2.965, em 27 de março de 2000, de autoria do vereador Luiz Francisco Fernandes (Dr. Pelanca). Consiste na realização da ‘Semana de Meio Ambiente’, onde a Prefeitura realiza uma série de atividades, por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura. A Lei estabelece que o município deve promover palestras, cursos, exposições, vídeos, atividades esportivas e culturais, distribuição de mudas, concursos escolares, shows e atividades alusivas à ecologia.
“Estamos implantando medidas que contribuem com a preservação do meio ambiente, mas o sucesso das práticas de preservação tem a ver com a consciência ecológica de cada cidadão e isso requer, além de outras demandas, também conhecer o funcionamento da biodiversidade. Por isso promover a educação ambiental para as crianças se faz tão importante quanto incentivar coleta de recicláveis, óleo usado de cozinha, direcionar lixo eletrônico, cuidar da limpeza dos rios, entre outras ações! Desejamos sucesso a todas as atividades e estamos juntos nesse desafio para que Matão possa avançar ainda mais neste setor”, considerou o prefeito Cido Ferrari.
Desde 2020 a Prefeitura incentiva financeiramente as Cooperativas locais de recicláveis, desenvolve as campanhas ECO-Matão e Matão Contra as Queimadas, Coleta de óleo de cozinha usado e Mutirão do lixo eletrônico, além de apoiar todas as iniciativas sociais, que após avaliação, são consideradas importantes para a preservação do meio ambiente.
Durante o mês de junho, professores e estudantes de todas as escolas da rede municipal de ensino estão ‘produzindo trabalhos’ com a temática ‘ECO-Matão’: pesquisas e cartazes; oficinas de brinquedos com sucatas; palestras; fotos e vídeos; canto e coral; plantios de árvores e cultivo de hortas; etc.
Para além, a Prefeitura, em parceria com a Cambuy Agrícola Ltda e Baldan Implementos Agrícolas, tem promovido a visita monitorada dessa comunidade escolar à Mata da Virgínia, na Fazenda Cambuhy, com 14 mil hectares, é uma das maiores reservas nativas, particulares, do Brasil. As crianças vão de ônibus até o local, acompanhadas de seus professores, recebem uma aula sobre biodiversidade e ganham uma muda de árvore frutífera (doadas pela Baldan Implementos Agrícolas LTDA).
Conforme explicou a diretora de Meio Ambiente Maria Ourique Bellintani de Carvalho, _“nosso município está alinhado à campanha Mundial do Meio Ambiente, este ano de 2023 promovida pela ONU, com o tema ‘Plásticos & Biodiversidade’, na busca por soluções sustentáveis, para proteger e revitalizar, seja o ecossistema e assim encontrar soluções para os problemas causados pelo uso do plástico, principalmente no comércio de alimentos”._
De acordo com pesquisas da Organização das Nações Unidas (ONU), o mundo está sendo inundado por plástico. Mais de 400 milhões de toneladas de plástico são produzidas todos os anos, metade das quais é projetada para ser usada apenas uma vez. Desse total, menos de 10% é reciclado. Estima-se que de 19 a 23 milhões de toneladas acabem em lagos, rios e mares. Atualmente, o plástico entope aterros sanitários, vaza para o oceano e é transformado em fumaça tóxica, o que o torna uma das maiores ameaças ao planeta.
“Além disso, o que é menos conhecido é que os microplásticos chegam aos alimentos que comemos, à água que bebemos e até mesmo ao ar que respiramos. Muitos produtos plásticos contêm aditivos perigosos, que podem representar uma ameaça à nossa saúde”, completou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Luiz Gonzaga Bussola.
Programação da campanha ECO – Matão 2023 ‘Plásticos & Biodiversidade’
05/06, 07h às 11h30 – Dia Mundial do Meio Ambiente – Visita dos participantes do Programa Boa Praça ao Meliponário, com plantio de árvores no Paço Municipal.
Parceria: Meliponário Vô Vado – Chácara Florada dos Ipês, Via Augusto Bambozzi s/n – Boa Vista.
12 a 27/06 – Visita monitorada de estudantes das escolas municipais ( 5º ano) à Mata da Virgínia.
Parceria: Prefeitura de Matão, Cambuy Agrícola Ltda e Baldan Implementos Agrícolas.
13/06, às 15h30 – Reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente – CMMA: Palestra: “Mamíferos do Município de Matão”, com o biólogo, Ricardo Falconi, colaborador da Cambuhy Agrícola Ltda.
15/06, às 9h 30 – Lançamento da Campanha Matão Contra Queimadas
Parcerias Defesa Civil, Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Secretaria de Serviços Municipais, Secretaria de Educação e Cultura, Corpo de Bombeiros e Imprensa Local.
Local: Prefeitura Municipal.
17/06, às 9h – “Manifesto a Natureza ” – Atividades educativas, culturais e de lazer, com distribuição de mudas de frutíferas.
Parceria: Ong Ocara .
Local: Praça do Centro.
Público alvo: pessoas de todas as idades.
24/06, às 9h30 – Plantio em homenagem as crianças nascidas durante o mês de Maio.
Local: Praça da Pedreira, Via Luís Gonzaga da Silva Leite, s/n – Pedreira.
Parceiro: Grupo Matão Mais Verde.
24/06, 8h30 – Capacitação “Arborização Urbana: Critérios para a execução de podas e a Legislação Ambiental”
Ambiente Carla Ogata, Engenheira Agrônoma e Paisagista.
Local: Casa da Cultura, Av. Sete de Setembro, 1051, Centro.
Publico Alvo: podadores autônomos, jardineiros, interessados, profissionais da área.
Inscrições antecipadas no Departamento de Meio Ambiente – 3384-4055/ 3383-4060.
Vagas limitadas: 50
01/07, 9h00 às 15h – Mutirão do Lixo Eletrônico, Óleo de Cozinha Usado e Materiais Recicláveis.
Parcerias: Prefeitura Municipal de Matão, Led Reciclagem, Cooperasolmat e CooperMatão.
Local: Parque Ecológico – Nova Matão.
Confira trabalhos das escolas nos links:
bit.ly/3NufzPG
A Prefeitura agradece as parcerias para realização da campanha ECO-Matão 2023!
ONG OCARA e Casa Pipa; Baldan Implementos Agrícolas LTDA; Cambuhy Agrícola LTDA; Meliponário Vô Vado; Conselho Municipal do Meio Ambiente (CMMA); Companhia Matonense de Saneamento (CMS); Grupo Matão + Verde; UNIGRAF; LED Reciclagem; COOPERASOLMAT; COPERMATÃO; Serviço Social da Indústria (SESI) e Águas de Matão.