Escola CAIC celebra expressiva visitação na ‘Mostra Pedagógica 2025’

Estudantes protagonizaram um belíssimo ‘teatro de bonecos’ no dia 03 de dezembro, nomeado ‘Teatro das Coisas e o Rio’, emocionando a plateia que abarrotou o Auditório do CAIC. 

Escola CAIC celebra expressiva visitação na ‘Mostra Pedagógica 2025’

Destaque também para comunidade educacional da EMEF Benta Maria Ragassi Scutti (Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente – CAIC) que marcou presença na visitação dos trabalhos, aberta entre os dias 26 de novembro e 03 de dezembro. 

 

Assim como nas demais unidades da rede pública municipal de ensino, os estudantes e professores do Ensino Regular e Educação Complementar da Escola CAIC criaram também - para sua ‘Mostra Pedagógica 2025’-  conteúdos em artes plásticas, cartazes, fotos, vídeos, maquetes, teatro de bonecos, etc., a partir de leituras de diversas obras literárias. 

 

A fim de prestigiar e incentivar a participação de todos frente a mobilização para a produção dos trabalhos, o prefeito Cido Ferrari visitou a Escola CAIC, acompanhado do secretário de Educação e Cultura Marcelo Prado (Mazão),  da diretora do Departamento de Educação Claudionice Bellintani, sendo todos recepcionados pela diretora dessa unidade educacional Lílian Sampaio, bem como de professores e estudantes.   

 

“Consideramos muito importante apreciar as produções dos alunos, com seus familiares, momento em que aproveitamos para parabenizar a todos, pessoalmente, valorizando e incentivando a continuarem a jornada escolar, para que possam seguir construindo o futuro, através dos estudos”, reforçou o prefeito Cido Ferrari.

 

Sobre a apresentação que encerrou o evento com ‘casa cheia’, o “Teatro das Coisas e o Rio”, a diretora do Departamento de Educação, Claudionice Bellintani, contou que as famílias, estudantes e comunidade aplaudiram encantados o espetáculo poético criado na Oficina de Teatro de Animação, sob a orientação do professor Thiago Gardini.

 

“O professor nos relatou que durante o período de construção da narrativa, ele e os estudantes aproveitaram resíduos de ‘coisas’ do lixo e transformaram objetos em cenários para o belíssimo espetáculo, que nos emocionou profundamente, um teatro digno de ser apresentado em outros grandes palcos”, confidenciou a diretora.

 

Neste mesmo sentido, os alunos do Ensino Fundamental II do Ensino Regular  criaram - a partir do grafite – imagens e configurações de ‘Arte híbrida’, cujo processo do ‘fazer artístico’ impressionou o professor responsável pela mediação do trabalho, dado a qualidade da elaboração.  

 

Nesta experiência sensível e imaginativa, objetos ganham vida, sombras contam histórias e o rio se transforma em caminho, memória e encantamento. O espetáculo é uma expressão de ‘Arte híbrida’ e ‘Arte Convergente’, pois faz a fusão de diferentes linguagens artísticas, gêneros, técnicas e áreas do conhecimento, para criar uma nova forma de expressão. Ocorre a combinação de artes visuais com música, tecnologias emergentes como biologia e robótica, dentro de um processo criativo, onde os envolvidos exploram novos campos da imaginação, experiência com o ‘fazer artístico’ e produção cultural.  

 

Dessa forma, a escola CAIC realizou as apresentações - criadas pelos estudantes e mediados pelos professores - nos palcos da escola, com trabalhos do Fundamental I e Complementar (anos iniciais), bem como do Fundamental II e Educação de Jovens e adultos (EJA). Durante todo processo criativo, os estudantes foram levados a conhecer diversas obras e inventaram suas poesias; e, em uma espécie de travessia sensível, revelaram seus sonhos, aptidões e talentos.

Conteúdos Relacionados