Escolas da Prefeitura realizam ‘Mostras Pedagógicas’

Esta semana aconteceram as 'Mostras Pedagógicas' na EMEF Prefeito Celso de Barros Perche (CAJU), EMEF Helena Borsetti (Turvo), EMEF Benta Maria Ragassi Scutti (CAIC) e EM Adelino Bordignon. O evento abrange toda rede municipal de ensino e já virou tradição. Em semanas anteriores aconteceram também na EMEF Profº Antonio Carlos Manzini e Escola do Campo da Fazenda Tamanduá.

Escolas da Prefeitura realizam ‘Mostras Pedagógicas’

A ‘Mostra Pedagógica’ reúne conteúdos em artes plásticas, cartazes, fotos, vídeos, maquetes, etc. As escolas fazem um apanhado dos trabalhos desenvolvidos durante todo o ano letivo, abre para visitação, com apresentação de dança, artes cênicas e coral, protagonizados pelos estudantes e apresentados aos familiares.

Conforme reforçou o prefeito Cido Ferrari, que prestigiou a Mostra da ‘Escola Manzini’, mas esta semana não pode participar nas demais escolas, em razão de viagem de trabalho à Brasília, “é muito importante apreciar as produções dos alunos, com seus familiares, pois aproveitamos para parabenizar a todos, valorizando e incentivando a continuarem a jornada escolar, principalmente neste momento em que estão construindo o futuro, através da dedicação aos estudos”.

Neste sentido, esta semana, o vice-prefeito Diego Mingorance, o secretário de Educação e Cultura, Marcelo Prado (Mazão), a diretora do Departamento de Educação Claudionice Bellintani, bem como gestores e professores, prestigiaram as apresentações dos estudantes.

A Mostra Pedagógica da EMEF Prefeito Celso de Barros Perche, celebrou o trabalho realizado ao longo do ano pelos estudantes e professores. Os alunos do Ensino Fundamental I (anos iniciais) desenvolveram estudos sobre as regiões brasileiras, explorando sua cultura, diversidade e características marcantes. Já os estudantes do Fundamental II (anos finais) aprofundaram-se na temática da Educação Antirracista, com produções que convidaram à reflexão, ao respeito e à ação transformadora voltada a comunidade escolar. O evento se enriqueceu ainda mais com as apresentações culturais: danças que representaram diferentes regiões do Brasil e coreografias que homenagearam a história e a força do povo preto (africano), valorizando sua contribuição com a cultura brasileira e destacando a importância do respeito e da igualdade.

A Mostra Pedagógica da EMEF Profa. Helena Borsetti foi construída com muito compromisso, sensibilidade e dedicação, e ganhou força no segundo semestre, quando alunos e professores se envolveram em projetos de leitura, escrita, oralidade e valorização cultural, dando origem a produções riquíssimas e repletas de criatividade.

Nos anos iniciais as turmas mergulharam em um universo literário encantador, explorando obras e temáticas como Maneco Caneco Chapéu de Funil, Galeria das Bruxas, Mitos e Lendas, Proseando – Ciranda de Contos e Causos e A Mala das Artes de Pedro Malasartes. Toda essa jornada resultou na produção de livros autorais — histórias inéditas escritas pelos próprios alunos, protagonistas de suas narrativas e de sua formação. Já os anos finais desenvolveram estudos voltados para as questões africanas e étnico-raciais, promovendo reflexões sobre identidade, respeito, ancestralidade, diversidade e representatividade. Os trabalhos revelaram o olhar sensível dos estudantes e sua capacidade de transformar conhecimento em expressão artística e crítica.

A noite da ‘Mostra Pedagógica’ (25) foi marcada também por emocionantes apresentações culturais. Houve coral, dança e performances que celebraram a infância, a música, as raízes afro-brasileiras e a força da arte como linguagem. Entre os destaques, o coral dos anos iniciais interpretou canções que falam de imaginação, infância e aprendizado, enquanto os alunos dos anos finais encantaram com músicas que abordam resistência, diversidade e identidade.

O evento contou ainda com a participação especial das crianças e adolescentes do Projeto SOS Cidadania, que emocionaram o público com coreografias como Canção Infantil, Infância, Grito Silencioso e Olelê Molibá Mokasi. Por meio da dança, eles transmitiram mensagens de ternura, força, ancestralidade e valorização da cultura afro-brasileira, enriquecendo ainda mais a noite. A escola classificou sua Mostra Pedagógica como “um encontro entre literatura, cultura, arte e expressão, celebrando o protagonismo dos alunos e o compromisso da escola com uma educação que transforma. Um momento de gratificação, pertencimento e inspiração para toda a comunidade escolar!”

De maneira semelhante a EMEF Benta Maria Ragassi Scutti (CAIC) realizou as apresentações artísticas e culturais nos palcos da escola e abriu sua ‘Mostra Pedagógica para visitação da comunidade’, com trabalhos dos alunos do Fundamental I e Complementar (anos iniciais), bem como do Fundamental II e Educação de Jovens e adultos (EJA). Os estudantes escreveram poesias, que nasceram do fazer artístico e celebraram a beleza de fazer criando. A escola conceituou sua ‘Mostra’ como um ‘espaço de cor, imaginação e infância que se entrelaçam. Uma travessia sensível por obras que revelam sonhos, gestos e descobertas de nossos estudantes.’

A EM Adelino Bordignon nomeou sua ‘Mostra’ de ‘Nossa Gente, Nossos Povos: Memórias e Culturas em Movimento’, reunindo trabalhos dos estudantes que celebram a diversidade étnica e cultural que compõe o Brasil. Por meio de pesquisas, apresentações artísticas, narrativas orais e produções visuais, destacando as contribuições dos povos indígenas, afro-brasileiros, imigrantes e demais grupos que moldam a identidade coletiva dos brasileiros. Estão abertos para visitação, trabalhos de Leitura e Escrita do Fundamental l, relatos escritos e registros de suas memórias, a partir das leituras de diferentes gêneros. A direção e equipe pedagógica ressaltaram e agradeceram aos professores e estudantes, pelo empenho e beleza da ‘Mostra’.


Já a Escola do Campo da Fazenda Tamanduá fez uma releitura da obra ‘O grito’ de Edvard Munch, onde as crianças desenharam, pintaram e falaram sobre as impressões surgidas a partir do contato com a referida arte. Para exercitar a prática da pesquisa, as crianças apuraram junto as famílias ‘Qual a brincadeira favorita de quando eram crianças’. Os alunos apresentaram o teatro ‘Conto de assombração’, e diversos trabalhos manuais foram postos em exposição, abertos para visitação.

A EMEF Antonio Carlos Manzini (Fundamental I, 1º ao 5º) realizou atividades focadas em leitura e escrita, bem como a alfabetização e o letramento, por meio do contato com textos de diversos gêneros e estilos: 1º ano, ‘Jogos parlendas e brincadeiras cantadas’; 2º ano, ‘Bruxas’; 3º ano, ‘Mitos e lendas; 4º ano, ‘Proseando cirandas de contos e causos; e 5º ano, ‘A mala das artes de Pedro Malasartes’. Já o Ensino Fundamental II (6º ao 9º anos) pesquisou e produziu sobre as questões de ‘Luta contra a discriminação e o racismo’, ‘Luta pela equidade’, seja a ‘Luta pela valorização da cultura afro-brasileira e indígena’, com análises e diálogos voltados a esses temas, sempre mediados pelos professores.

Conteúdos Relacionados