Município entrega itens da Cápsula do tempo para família ‘Azor Silveira Leite’

Prefeitura providenciou uma limpeza dos itens, com base em técnicas de conservação. Agora passam a compor o acervo do Museu da Escola Estadual Dorival de Carvalho, em homenagem ao historiador.

Município entrega itens da Cápsula do tempo para família ‘Azor Silveira Leite’

Nesta terça-feira (21), o prefeito Cido Ferrari, acompanhado do secretário de Educação e Cultura, Marcelo Prado (Mazão), entregou a família do historiador Azor Silveira Leite, os itens retirados da Cápsula do tempo, enterrada em 1995 e aberta em 2025, há exatos 30 anos depois da morte de seu idealizador. A caixa reunia: jornais e revistas impressos da época, A Comarca, Revista Cemibra e Matão em várias dimensões; além de uma fita VHS, livros e moedas. A entrega ocorreu na Biblioteca Municipal, Maria de Lourdes Lian.

Uma parte dos conteúdos da Cápsula do tempo encontrava-se danificada, com lama, devido a infiltração da chuva na caixa de aço, mas a Prefeitura providenciou uma limpeza, rompendo os fungos e a degradação, com base em técnicas de conservação para acervo histórico. Tudo foi devidamente listado, embalado e entregue a família do historiador.

O prefeito Cido Ferrari agradeceu a presença da família do escritor Azor Silveira Leite: a esposa, Dona Zilda; a filha Ágnes; o filho Azor Silveira Leite; e o neto Marcel. Agradeceu ainda, ao jornalista Rogério Bordignon pela proposta da ‘Reinauguração da Praça da Memória 1’, parte da Praça da Abolição, onde estava enterrada a Cápsula do Tempo.

“Penso que cumprimos com a nossa responsabilidade de preservação da memória, conforme nosso historiador Azor Silveira Leite tanto prezava. A intenção dele em homenagear as famílias fundadoras de Matão lá na Praça da Memória e ainda enterrar a cápsula, demonstra a pessoa genial e diferenciada que ele foi. E valorizar o que ele fez em vida é uma forma de valorizarmos também a identidade de matonenses que fizeram história na nossa cidade”.

Em setembro desde ano de 2025, o filho do escritor que herdou seu nome, o engenheiro Azor Silveira Leite, oficializou um pedido para que a Prefeitura formalizasse a entrega dos itens retirados da Cápsula do tempo, a propósito de destinar ao Museu Azor Silveira Leite, criado e mantido na Escola Estadual Dorival de Carvalho.

Sobre o processo de preparo dos itens para o acervo e a entrega, a família do homenageado demonstrou gratidão ao prefeito Cido Ferrari e ao jornalista Rogério Bordignon, afirmando sobre a destinação ao Museu e agradecendo a ação da Prefeitura, ao que denominaram: “sensibilidade e respeito ao trabalho do ente querido, professor e escritor Azor Silveira Leite”.

Em resposta ao ‘Pedido de doação de peças da cápsula do tempo’, o prefeito Cido Ferrari elaborou um documento histórico, que ficará arquivado na Biblioteca Municipal, OFÍCIO Nº 0465/2025, para ajudar as pessoas do futuro a compreenderem o passado na posteridade.

Conteúdos Relacionados