Prefeitura de Matão mantém qualidade no ambiente de trabalho dos servidores

Informações colhidas em questionário serão usadas para implantar programas e ações voltados à saúde mental dos trabalhadores, conforme as necessidades identificadas.

Prefeitura de Matão mantém qualidade no ambiente de trabalho dos servidores

Comprometida com o bem-estar dos servidores municipais, a Prefeitura tem feito um levantamento de dados, para mapeamento dos riscos psicossociais relacionados ao trabalho. A pesquisa de clima organizacional ocorre em conformidade com a exigência na alteração da NR-01, que inclui os riscos psicossociais dentro do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR). 

 

Esta ação é realizada pela Secretaria de Administração e Finanças, Setor de Recursos Humanos e Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT). Estão sendo aplicados questionários e escalas desde outubro do ano passado. A estratégica avalia a percepção dos servidores sobre o ambiente de trabalho, medindo satisfação, motivação, comunicação, liderança e cultura, para identificar pontos fortes e fracos, guiando ações que visam manter ou melhorar ainda mais as relações humanas e profissionais. 

 

“Consideramos muito importante o entrosamento, o companheirismo e a amizade entre as pessoas no ambiente de trabalho, pois em geral passamos mais tempo com os colegas do que em casa, com a família. Também é importante que todos se sintam seguros e capacitados em suas funções. Quando cada pessoa da equipe faz sua parte para se aperfeiçoar sempre e se relacionar bem com todos, acontece a construção do valor agregado aos benefícios, o que mantém nossa saúde e a de todos os trabalhadores”, avaliou o prefeito Cido Ferrari.

 

A ação começou com os servidores do Paço Municipal, equipes da Secretaria de Serviços Municipais e se estenderá a todas as demais Secretarias e órgãos da Prefeitura. Posteriormente, o objetivo é utilizar os dados colhidos para a criação de programas e ações voltados à saúde mental dos trabalhadores, conforme as necessidades identificadas. Três profissionais estão conduzindo esta estratégia: uma assistente social e duas psicólogas. 

 

A recepção dos funcionários tem sido positiva! Muitos elogiaram a ação e comentaram sobre se sentirem "vistos" a partir dela, uma vez que podem expressar sua opinião, além de despertar a reflexão a respeito, em relação a saúde mental no ambiente de trabalho.

 

Vale lembrar que os questionários são respondidos de forma anônima, visando preservar os funcionários de qualquer tipo de constrangimento e incentivando-os a responderem de forma honesta.

Conteúdos Relacionados