Prefeitura de Matão realiza campanha ‘Janeiro Branco’ em prol da Saúde Mental
A Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Saúde, através da rede psicossocial de atendimento, realizou diversas atividades durante o ‘Janeiro Branco’: rodas de conversa, oficinas, palestras e exposição foram direcionadas a comunidade atendida nos equipamentos de ‘Saúde Mental’, equipes de saúde, bem como aos servidores municipais.
Em duas rodas de conversa, na Casa da Cultura, o psicólogo e coordenador do CAPS Vandré Faberson Rodrigues, discorreu sobre o tema ‘Conscientização, valorização do cuidado em saúde mental e combate ao preconceito’. Uma ‘Exposição’ dos trabalhos artísticos e artesanais produzidos pelos pacientes da ‘Saúde Mental’ foi realizada, a fim de demonstrar os resultados do processo terapêutico.
Outra ‘roda de conversa’ aconteceu no Paço Municipal, voltada aos servidores públicos municipais, mediada pelo psicólogo e coordenador de Saúde Mental, Everaldo de Carvalho. A proposta da atividade provocou reflexão sobre o tema: ‘Saúde mental e equilíbrio: um convite para organizar as emoções e melhorar a qualidade de vida’.
O prefeito Cido Ferrari participou da atividade ‘roda de conversa’, a fim de incentivar a todos, bem como inspirar outras instituições, empresas e órgãos, a pensarem sobre o tema ‘Saúde Mental no espaço de trabalho’: “Cuidar do corpo e da mente é fundamental para prevenir adoecimento, temos que estar alertas e recorrer a nossa rede psicossocial, que conta com profissionais experientes e dedicados, sempre cuidando com respeito das pessoas que precisam de ajuda, neste segmento”.
Neste sentido o secretário da Saúde Orivaldo Reguin (Faro) destacou o engajamento da rede de saúde e o trabalho intersetorial: “Temos um atendimento estratégico, de forma integrada a rede psicossocial do município. Assim estamos colocando em prática as políticas públicas voltadas as demandas da ‘Saúde Mental’, com uma equipe altamente especializada, que consegue realizar um trabalho em rede, em espaços adequados as atividades, o que possibilita a manutenção da qualidade do atendimento a esse público, em suas diversas necessidades”.
O processo terapêutico consiste na realização de diversas atividades:
Acolhimento inicial e escuta qualificada; Atendimento médico, psicológico e de enfermagem; Atendimentos individuais e em grupo; Oficinas terapêuticas e atividades ocupacionais, desenvolvidas pela Terapia Ocupacional, voltadas ao desenvolvimento da autonomia, organização da rotina, fortalecimento da identidade, resgate de interesses e habilidades sociais; Atividades de convivência e socialização; Ações de reabilitação psicossocial; Estímulo à participação ativa do usuário no próprio tratamento; Acompanhamento de casos mais complexos; Construção do Projeto Terapêutico Singular (PTS), para as pessoas que necessitam.
Faz bem pra gente cuidar da mente! Você não está sozinho. Busque ajuda!
CAPS II Minha Casa (Centro de Atenção Psicossocial) - Av Antonio Tanaka, 385 – 3384-3052. A Terapia Ocupacional no CAPS atua no desenvolvimento da autonomia, organização da rotina, habilidades sociais, resgate de interesses, fortalecimento da identidade e reinserção social do usuário.
CAPS AD (Álcool e Drogas) - Rua Affonso Maccagnan, 599 – 3384-9303.
Com esses pacientes é realizada a Terapia Ocupacional, voltada à reconstrução da rotina, desenvolvimento de novos hábitos saudáveis, fortalecimento da autonomia, organização do cotidiano e reinserção social e laboral, através de atividades de convivência e socialização, trabalho de redução de danos e fortalecimento de vínculos.
Ambulatório de Saúde Mental - Av Tiradentes, 288 – 3394-2354.
Neste espaço são atendidos os casos de menor complexidade, crianças, jovens, adultos e idosos, com foco em: Consultas psiquiátricas; Atendimento psicológico; Acompanhamento medicamentoso; Encaminhamentos para outros serviços, quando necessário.
Centrinho - CENTRO DE ATENDIMENTO INFANTIL
Av Antonio Tanaka, 285 – 3384-3052 / 3384-4302
Voltado ao atendimento de crianças e adolescentes, com: Avaliações psicológicas e multiprofissionais; Atendimento terapêutico individual e em grupo; Acompanhamento familiar; Trabalho com desenvolvimento emocional, comportamental e social.
Núcleo de Prevenção à Violência - Rua Affonso Macagnan nº 630, Centro – 3384-9424.
Atua no acolhimento, orientação e acompanhamento de pessoas em situação de violência, com foco na prevenção, proteção e fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. Sua rotina envolve: Acolhimento psicológico e social das vítimas; Atendimento individual e familiar; Trabalho de orientação e prevenção; Articulação com a rede de proteção; Ações educativas e de conscientização.