Roda de conversa sobre o Dia do Braille promove conscientização sobre Deficiência Visual

Roda de conversa sobre o Dia do Braille promove conscientização sobre Deficiência Visual

 

Em celebração ao Dia do Braille, comemorado em 4 de janeiro, foi realizada na manhã desta sexta-feira (30) uma roda de conversa com o objetivo de promover informação e conscientização sobre a Deficiência Visual e os serviços oferecidos à comunidade matonense. A atividade aconteceu na unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro IV Centenário e contou com a participação da comunidade e das Pessoas com Deficiência Visual que fazem parte da Associação dos Deficientes Visuais de Matão (ADEVIMA).

Atualmente, em Matão, são identificadas aproximadamente 2 mil pessoas com baixa visão de moderada a severa e mais de 500 pessoas com visão severa total, caracterizada pela ausência total de visão ou apenas percepção de luz.

A iniciativa foi promovida pelo Conselho Municipal das Deficiências (COMDEF) e integrou ações voltadas à inclusão, ao respeito e à valorização das pessoas com deficiência. A dinâmica foi direcionada às pessoas idosas que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do CRAS do Centenário.

Todos os meses, de acordo com o Calendário Inclusivo das Nações Unidas (ONU), o COMDEF trabalha um tema relevante com a comunidade com o intuito de promover a conscientização sobre as deficiências”, destacou a presidente do COMDEF, Cristiane Pinotti.

O encontro contou com a participação de representantes da Associação dos Deficientes Visuais de Matão (ADEVIMA), que abordaram diversos temas relacionados à deficiência visual, como acessibilidade, autonomia, o uso do sistema Braille no dia a dia e a importância da empatia, do acolhimento e da inclusão social.

Este tipo de dinâmica é essencial, pois dialogar sobre as lutas e as histórias de vida das pessoas com deficiência visual é necessário, já que infelizmente ainda existem muitos preconceitos e desinformação. Acima de tudo, o papel de todos nós é estimular a pessoa com deficiência a manter o convívio social e não se isolar, algo que é comum nessas situações. A ADEVIMA está de portas abertas para acolher a todos”, ressaltou o presidente da ADEVIMA, Maurílio da Silva.

Durante a roda de conversa, os participantes puderam tirar dúvidas, compartilhar vivências e ampliar seus conhecimentos sobre os desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência visual, além de conhecer mais sobre o Braille, sistema fundamental para o acesso à educação, à comunicação e à cidadania.

Considerando que o CRAS atende pessoas com deficiência visual e outras deficiências, este trabalho da rede socioassistencial do município é necessário para fortalecer o respeito às diferenças, contribuir para uma sociedade mais justa e acessível e apresentar as diversas possibilidades que existem mesmo diante das dificuldades”, afirmou a coordenadora do CRAS, Viviane Nascimento.

Também participaram do encontro a presidente do COMDEF, Cristiane Pinotti; a vice-presidente, Virgínia da Silva; o presidente da ADEVIMA, Maurílio da Silva; o vice-presidente, José Dercino; e a coordenadora do CRAS, Viviane Nascimento.

ADEVIMA

A Associação dos Deficientes Visuais de Matão (ADEVIMA) completa, no mês de junho, 21 anos de fundação. Ao longo desse período, a entidade atua no município com o propósito de acolher e proporcionar melhor qualidade de vida às pessoas com deficiência visual e seus familiares.

Com sede própria localizada na Rua Carlos Monteiro de Castro, nº 75, no Jardim das Acácias, atualmente mais de 30 pessoas são atendidas no local e também em suas residências. Na sede, os integrantes participam de oficinas de artesanato, aulas de informática e tecnologia digital, aulas de Braille e atividades físicas, incluindo exercícios em academia.

Para quem quiser conhecer ou fazer parte da Associação pode entrar em contato através dos seguintes telefones: (16) 99792-6614 (Maurílio), (16) 99113-2594 (José Dercino) ou (16) 3382-4858 (sede).


 

Conteúdos Relacionados