Operações de fiscalização passam a contar com drone e decibelímetro

A Prefeitura de Matão, por meio da Secretaria de Administração e Finanças, recentemente, fez a aquisição de novos equipamentos, incluindo drones e decibelímetros, com o intuito de contribuir nas operações de fiscalização e aprimorar a prestação dos serviços e atividades do Departamento de Fiscalização e Posturas e da Polícia Militar, diante da vistoria de práticas irregulares e desordem pública.

“Por determinação do prefeito Cido Ferrari, investimos em novos equipamentos que trazem modernização das práticas de fiscalização e operações policiais, permitindo uma abordagem mais precisa e eficiente para as questões relacionadas à ordem pública, à segurança e ao respeito às normas municipais. Essa iniciativa é parte de um esforço contínuo para otimizar a qualidade de vida dos moradores, evitar excessos e desordens e, desta forma, promover um ambiente urbano mais harmonioso e organizado”, enfatiza o secretário de Administração e Finanças, Willian Di Gaetano Bassi.

A Prefeitura de Matão fez a aquisição de um drone e um aparelho de decibelímetro para o Departamento de Fiscalização e Posturas e de um decibelímetro para a equipe do 13º Batalhão da Polícia Militar de Matão.

O uso do drone fornece uma perspectiva aérea única, permitindo que as equipes de fiscalização monitorem áreas de difícil acesso e identifiquem rapidamente situações irregulares, desde o monitoramento de construções até a verificação de festas clandestinas.

Já o decibelímetro reforça o controle dos níveis de ruído em locais públicos e privados, com medições precisas, garantindo que estabelecimentos comerciais e eventos públicos estejam em conformidade com os limites estabelecidos pela legislação municipal.

O manuseio dos equipamentos em vistorias e a aplicabilidade de multas, são realizados de acordo e em cumprimento com o Código de Posturas de Matão. Ainda de acordo com a Lei Municipal de pertubação de sossego público, o nível máximo de som ou ruido permitido é de 65db no período diurno (06h00 às 22h00) e de 55 db no período noturno (22h00 às 06h00). Além disso é proibido executar qualquer trabalho ou serviço que produza ruido que perturbe o sossego nas proximidades de hospitais, escolas e residências

Segundo o diretor do Departamento de Fiscalização e Posturas, Adriano Ferreira, os agentes passaram por treinamento para operar as novas ferramentas. ‘É necessário o treinamento para haver melhor operação, portanto temos 2 servidores com certificação
para o manuseio do drone. Já para o decibelímetro, os servidores foram treinados pela engenheira do trabalho dos Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho- SESMT”, afirmou.

Denúncias podem ser realizadas através do telefone 190 (Polícia Militar) e no Departamento de Fiscalização 3383-3107.