Parceria entre Prefeitura e academias visa tratar de pessoas pós Covid-19

O Secretário da Saúde de Matão Ademir de Souza, participou no último sábado de mais uma aula realizada pelo Núcleo de Academias de Matão (NAM), ocorrido na Sorema, que tem como objetivo principal a realização de um projeto, para ajudar pessoas que precisam de reabilitação pós Covid. Esta ação beneficente e gratuita, utilizará exercícios físicos e outras técnicas do esporte como ferramenta de ajuda na recuperação dos traumas causados pelo vírus ‘Sars-CoV-2’ (novo coronavírus).

“Ideias criativas para lidar de um jeito humanizado, com esse momento tão delicado que estamos vivendo, onde as pessoas sobrevivem a uma doença agressiva como é a Covid, mas ainda assim continuam sofrendo com as sequelas, são muito bem vindas no nosso governo e por isso agradecemos aos profissionais de educação física da nossa querida Matão”, salientou o prefeito Cido Ferrari.

A iniciativa da parceria partiu dos próprios membros das academias da cidade que vem se reunindo e participando de aulas teóricas e práticas ministradas pelo Professor Cássio Mascarenhas. Fisiologista do Exercício e Ciências do Esporte e da Saúde, também atua como professor doutor nos cursos de Educação Física da Unaerp e Uniara.

De acordo com o Secretário da Saúde, Ademir de Souza, o Prefeito Cido Ferrari tão logo tomou conhecimento da indicação feita pelo Vereador Davison, determinou que a Prefeitura através da Secretaria de Saúde pudesse participar do evento. “Somos gratos a todas as academias e sabemos que esta iniciativa vai ao mesmo tempo contribuir com a cidade, pois teremos muitos profissionais da área ajudando e acompanhando profissionalmente as pessoas que foram acometidas pela Covid-19 e precisam muito desta parceria”, avaliou o Secretário”.

O Vereador Davison José Tosadori, que também possui uma academia na cidade fez uma indicação junto a Câmara Municipal e está participando das atividades do NAM, fez ainda o convite ao Secretário da Saúde para participar da aula ocorrida neste dia 31/07 na Sorema. “Nesta oportunidade aprendemos mais sobre os protocolos necessários para a aplicação dos exercícios físicos, junto a pessoa pós Covid que teve sequelas, e também como vamos alinhar esse atendimento as orientações advindas dos médicos da rede pública de Saúde”, disse o Vereador Davison.

O Secretário da Saúde Ademir de Souza colocou-se à disposição do NAM e se comprometeu a marcar um encontro com os médicos das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégia Saúde da Família (ESF) para realizarem o diagnóstico e o encaminhamento, bem como a indicação de qual tipo de tratamento as pessoas vão precisar e que pode ser disponibilizado através da parceria entre as academias e a Secretaria da Saúde.