Prefeitura continua a fiscalização contra aglomerações em Matão

A Prefeitura de Matão, através da Secretaria de Administração, Fazenda e Controle Interno, tem realizado a ‘Operação de fiscalização’, com o objetivo de evitar, dispersar e coibir as aglomerações, entre pessoas que insistem em cometer o ato infracional. A estratégia reúne a Polícia Militar (PM) e as equipes da Fiscalização Municipal, Guarda Civil Municipal (GCM), Vigilância Sanitária, Departamento de Fiscalização e Departamento de Trânsito, que vão em diligência até os locais denunciados, através dos ‘Disque denúncia’ 153 e 190. A principal finalidade desta ação é conter a disseminação da covid-19.

O Prefeito Adauto Scardoelli, reforçou sobre “a importância de seguir com a ‘operação de fiscalização’, orientando as pessoas sobre os riscos trazidos pelas aglomerações, pois isso impacta no aumento de pessoas infectadas no município, num momento dramático, em que não há leitos hospitalares e nem vacinas suficientes para todos”.

Entretanto, os resultados, apresentados em números, da operação de fiscalização realizada no final de semana, sexta-feira (30), sábado (1º) e domingo (02) de maio, mostram-se preocupantes para os setores envolvidos com a difícil missão de coibir as aglomerações. Foi necessário orientar 57 pessoas que se encontravam aglomeradas em 25 locais, sendo: o Distrito Industrial de Silvânia; Praça da Abolição; Parque Mônaco; Parque dos Ipês; Parque Ecológico; Parque das Laranjeiras; Avenida Baldan; Avenida Padre Nelson; Via Augusto Bambozzi; entre outros lugares. Além disso, houve 02 autos de infração (aplicação de multas) e 26 estabelecimentos fiscalizados.

“A ação vem agindo com eficiência, percorrendo todos os lugares denunciados através dos telefones 153 e 190, e em outros que já são conhecidos pela força tarefa devido a constante aglomeração de pessoas, mas é preciso continuar o processo de conscientização, fiscalização, orientação, pois somente assim poderemos diminuir a disseminação do vírus e consequentemente o número de infectados, de internados e principalmente de mortos”, explicou o Secretário de Administração, Fazenda e Controle Interno, Willian Di Gaetano Bassi.

Vale ressaltar que as fases do Plano São Paulo estão ligadas diretamente aos seguintes índices: média da taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivas para pacientes com coronavírus; número de novas internações no mesmo período e o número de óbitos. “E para que possamos ter uma retomada segura da economia, ao mesmo tempo que preservarmos vidas precisamos seguir as determinações do plano elaborado pelo Governo Estadual”, avaliou Willian Gaetano.

Nesse mesmo sentido a Vigilância Sanitária fez 05 notificações sobre a exigência do uso de máscaras e 03 a respeito da licença vencida para a regularização do funcionamento de estabelecimento comercial.