Prefeitura de Matão lança Calendário Cultural com inscrições

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, em seu departamento de Cultura, divulga o início do Calendário Cultural “Viva Cultura”, que será executado no primeiro semestre de 2021 e abre inscrições gratuitas nesta sexta-feira (12) para os cursos que deverão ser desenvolvidos nos formatos online e ou presenciais.

Há grande expectativa entre os matonenses sobre a volta das atividades culturais que estão paradas, dado a pandemia, por isso o Prefeito Adauto Scardoelli reiterou sobre, “a importância de que os produtores culturais da cidade, reúnam seus esforços para entregarem a contrapartida, na forma de atividades artísticas previstas na LEI 14.017 emergencial Aldir Blanc, cujos recursos já os subsidiaram”. Entretanto, é preciso garantir a segurança sobre a saúde dos artistas e do público por isso faz-se necessário, “realizar os eventos seguindo as recomendações do Comitê de Contingência da COVID-19 e as exigências estabelecidas no Plano São Paulo”, lembrou o Prefeito.

O Secretário de Educação, Alexandre Luiz Martins de Freitas, explicou que “como Matão atualmente encontra-se na fase vermelha, não é possível confirmar as datas das atividades presenciais, mas quando os índices gerados pela pandemia diminuírem e a cidade retornar as fases amarela ou laranja, que é o que se espera, então será possível desenvolver parte do Calendário, de forma presencial”.

O diretor de Cultura de Matão Juliano Jacopini, explicou a proposição do cronograma de atividades e disse que “o Calendário Cultural previsto para acontecer durante todo o 1º semestre de 2021, conta com apresentações voltadas as múltiplas linguagens artísticas e há imensa torcida para que Matão volte a fase laranja ou amarela, para que o Calendário seja cumprido na íntegra, mas se infelizmente a cidade continuar na fase vermelha, então haverá adaptação para que todas sejam realizadas de forma online”.

*Previsão do Calendário Cultural:* entre os dias 22 de fevereiro e 16 de abril, haverão atividades presenciais na Casa da Cultura às “Vivências Artísticas”. Em abril acontecerá o lançamento do “Catálogo de Arte-Educação”, veiculado no youtube. De 02 a 07 de maio, acontecerá a Semana Online de Arte, quando através de lives via stremming e plataformas digitais, todos poderão acompanhar uma programação especial. Ainda, de março a junho, uma vez por mês, acontecerão fóruns online de arte, os “Diálogos”. E para finalizar o 1º semestre de 2021, no mês de junho haverá o lançamento do Podcast, “Bate papo com artista”. Todas essas atividades estão contempladas pela Lei Aldir Blanc.

As inscrições para as “Vivências Artísticas” são gratuitas e poderão ser feitas de 12 a 19 de fevereiro, através do telefone 3382-6640.

🙌Iniciação ao Ballet – com Renata Canova

15 encontros de 22 de fevereiro à 12 de abril – segundas e quartas

Turma A – 10h às 11h – 5 à 7 anos

Turma B – 11h às 12h – 8 à 10 anos

😁😔Recriando Histórias e o Teatro – com Mell Marczuk

8 encontros de 01 à 24 de março – segundas e quartas

Turma – 14h às 15h30 – 12 à 16 anos

🙉Práticas de Circo e Mágica – com Mister Morf

8 encontros de 01 à 24 de março – segundas e quartas

Turma – 15h30 às 17h – 10 à 14 anos

📲Captação e edição de videoaulas com o celular – com Mabê Henrique

3 encontros por turma – terças e quartas (para diretoras e coordenadoras da rede)

Turma A – 03, 04 e 09 de março – 8h30 às 10h

Turma B – 11, 16 e 18 de março – 8h30 às 10h

Turma C – 23, 25 e 30 de março – 15h30 às 17h

🙈Possíveis leituras para obras cênicas – com Douglas Aranha

10 encontros de 02 de março à 01 de abril – terças e quintas

Turma – 10h30 às 12h – professores de Artes da Rede Pública

I😉niciação teatral – com Simone Marcondes

12 encontros de 02 de março à 08 de abril – terças e quintas

Turma – 14h às 15h30 – 7 a 10 anos

🍉Frutas em Sabão – com Rita Simão

8 encontros de 26 de março à 16 de abril – sextas

Turma – 9h às 10h30 – acima de 18 anos.

🧃Papelaria Criativa – com Cristiane Yoshizaki

6 encontros de 5 de março à 9 de abril – sextas