Prefeitura de Matão promove Fórum “Diálogos sobre Arte e Educação”

Para dar continuidade à agenda “VIVA CULTURA”, da Prefeitura de Matão e Secretaria de Educação e Cultura, haverá o primeiro fórum online, por meio da plataforma digital zoom, intitulado “Diálogos sobre Arte e Educação”, nos dias 3, 4 e 5 de março das 19h as 21h. O evento abre um ciclo de quatro debates que farão parte da diversificada programação do primeiro semestre de 2021, contempladas pela Lei 14.017 de Emergência Cultural, Aldir Blanc.

Os 4 fóruns surgirão como espaços de fala para novos olhares sobre os encontros que há quase um ano se estabelecem de maneira remota. O prefeito Adauto Scardoelli, reforçou, “o quanto essa iniciativa se faz importante nesse momento de pandemia, em que todos os profissionais precisam trocar ideias em busca de criatividade, frente a urgência de seguir em frente e não interromper totalmente as atividades nas áreas de arte e educação”.

Entre os meses de março e junho, será realizado um Fórum a cada mês, com o intuito de reunir, sobretudo os profissionais ligados as áreas de arte e educação, a fim de debaterem sobre temas que se inter-relacionam. Segundo o secretário de Educação e Cultura, Alexandre Luiz Martins de Freitas, “essa oportunidade de reflexão sobre as dificuldades enfrentadas no ensino e aprendizagem, deverá trazer ideias sobre possíveis alternativas de práticas artísticas e pedagógicas, que venham contribuir com a educação e que sejam possíveis de desenvolvimento, durante a pandemia”.

Neste mesmo sentido, o diretor do Departamento de Cultura, Juliano Jacopini, explicou os objetivos dos eventos: pretendemos a partir desses Fóruns criar e fortalecer uma rede de profissionais da arte e da educação, que por meio do diálogo e troca de ideias consigam encontrar caminhos, capazes de expandir o campo de atuação e reunir alternativas para seus trabalhos, pois a necessidade de reinvenção de suas práticas, é constante”.

Vale lembrar que o Fórum “Diálogos sobre Arte e Educação” é um desdobramento do Festival Internacional de Arte-Educação “Fronteiras Brasil”, que acontece há 10 anos na cidade de Matão. Durante o Festival são propostas discussões e práticas arte-educativas horizontais em espaços comunitários e instituições de ensino não formais da cidade. “Convidar professores que estão na prática da sala de aula remota como provocadores dos debates, funciona como uma tentativa de gerar espaços de escuta através da práxis”, completa Jacopini.

A mediação do primeiro Fórum de março será conduzida por Gabriela Ramos e Douglas Aranha, coordenadores da Casa PIPA. Os mediadores complementaram dizendo que “desta vez o intuito é alargar a proposição, viabilizando, de modo remoto, um espaço de troca entre professores, por meio de reflexões e compartilhamento de práticas artísticas e arte-educativas no ensino formal, considerando situações de aprendizagem presenciais, remotas e híbridas”.

A Organização Não Governamental (ONG) Ocara, através da Plataforma Internacional de Produção Artística – Casa PIPA – são responsáveis pelo primeiro fórum. Historicamente, a Casa PIPA, instituída como “Associação”, coleciona vasto campo de pesquisa e atuação sobre o tema do evento, sendo responsável pelo amadurecimento do “Festival Internacional de arte-educação Fronteiras Brasil”. Isso porque, envolve artistas de diversas partes do mundo e comunidades locais.

Cronograma de atividades do Fórum “Diálogos de Arte e Educação”

03/03: A importância da arte no ensino formal – com Lilian Sampaio e Ana Carol Costa;

04/03: Dificuldades da implementação da arte no ensino formal – com Thiago Gardini e Caio Rodrigues;

05/03: Interdisciplinaridade no ensino formal – com Ana Bacana e Eliane Orlando Fais.

Os provocadores de “Diálogos sobre Arte e Educação”, são professores (alguns artistas) da rede municipal e estadual de Matão e região.

Para participar:

As inscrições poderão ser feitas por meio do link: https://forms.gle/b2NzukhVRLXH8For7 . Há 100 vagas. Ao final dos três encontros, será emitido certificado de participação”.