Prefeitura de Matão reativa a “silvicultura” para replantio de árvores

Prefeitura de Matão reativa a “silvicultura” para replantio de árvores

A Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente realiza a reativação das práticas de “silvicultura” no Viveiro Municipal. A atividade, que deve ser permanente, consiste em extrair sementes de árvores nativas, exóticas e ornamentais, por meio de métodos naturais e artificiais, a fim de regenerar e melhorar o que os ambientalistas chamam de “povoamentos florestais”. Isso por que a cidade necessita de mais arborização e áreas verdes, que foram ao longo dos anos se extinguindo.

“Sabemos que as árvores trazem frescor e melhoram a qualidade do ar, além de deixarem a cidade mais bonita, por isso estamos somando esforços para aumentar a quantidade de mudas e assim podermos replantar em lugares mais áridos, para que o plantio possa trazer qualidade de vida para todos”, considerou o prefeito Cido Ferrari.

Este mês de julho, o Departamento de Meio Ambiente recrutou três estagiários estudantes de graduação em Agronomia, a fim de que recebam instruções do veterano funcionário do Viveiro Municipal José Vicente Gari, carinhosamente chamado de ‘Seu Vicente’, e sob orientação os universitários têm trabalhado na extração das sementes, são eles: Maria Rita Campi Marcato, estudante da Universidade de Araraquara (UNIARA); Murilo Destefani, da Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiros – Universidade de São Paulo (ESALQ-USP), Campus Piracicaba e Bárbara Rocha Jorge de Almeida, da FATEC de Jaboticabal.

“Estamos aprendendo de maneira prática, muito além do que experienciamos na faculdade aqui no Viveiro com o Vicente. A prática traz a motivação para a execução do trabalho e pretendemos dar o nosso melhor nesta experiência”, declarou a estudante Maria Rita.

De acordo com ‘seu Vicente’ o processo de extração e preparo da semente até o plantio exige algumas técnicas: “primeiro os estagiários saem a campo para identificarem as árvores nativas e coletarem as sementes, que estejam em condições adequadas a passarem pelo ‘beneficiamento’, que consiste na quebrada da dormência da semente, que em seguida é resfriada com água quente ou gelada e coberta com palhada, para fazer sombrite e ajudar a semente germinar na terra, preparada finalmente em saquinhos ou tubex, ela brota mais rapidamente, do que se não fosse feito a silvicultura “, explica o responsável pelo Viveiro.

Para a diretora do Departamento de Meio Ambiente, Maria Bellintani Ourique de Carvalho, essa prática de “silvicultura” abrange as questões de preservação do meio ambiente e compreende o estudo botânico das espécies, além da identificação, caracterização e prescrição da utilização das madeiras. Em Matão estão sendo beneficiadas as seguintes árvores nativas, exóticas, aromáticas e ornamentais: quaresmeira, calistemo, canafistula, pau-ferro, palmeira seafortia, melaleuca, tamburil, jacarandá, entre outras espécies.

Ainda de acordo com Maria, “trata-se de uma reativação do Viveiro Municipal para o plantio de mudas de árvores, com o objetivo de atender a demanda da população na arborização urbana de vias públicas e áreas que devem ser reflorestadas, a partir dos plantios coletivos, que deverão ser retomados assim que passar esse período de pandemia. No dia 9 de agosto haverá o plantio de sessenta (60) ‘quaresmeiras’, em parceria com as escolas, conclui Maria.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Atenção artesãos!

Estão abertas as inscrições para participar da Feira de artesanato...

Vagas PAT

1) MECÂNICO DE MANUTENÇÃO CURRÍCULO PARA: financeiro@cardimix.com.br ESCOLARIDADE NÃO EXIGIDA-...

Acesso Rápido

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?