Esta semana, a equipe da Prefeitura retirou novamente, um montante de resíduos (lixo doméstico, entulho, galhos) da Estrada Ruggero Baldan, próximo ao Córrego do Cortume.
O descarte irregular de resíduos é um dos principais problemas enfrentados pela Prefeitura de Matão, através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, com apoio da Secretaria de Serviços. O trabalho diário na contramão do que pode ser considerado um “vício de descarte irregular por falta de conscientização ambiental”, mobiliza toda equipe de profissionais, desde o motorista da máquina ‘pá carregadeira’, até os fiscais de monitoramento, diretores e secretários. O objetivo consiste em evitar os danos ambientais, que possam trazer malefícios a saúde da população.
Por isso, medidas de combate a essa prática irregular, vem sendo reforçadas, para conter, inibir e conscientizar, quanto a gravidade do descarte irregular de resíduos de lixo, sobretudo em áreas verdes:
Campanhas informativas, veiculadas nas redes sociais da Prefeitura, com apoio da mídia local e regional; atividades pedagógicas nas escolas municipais; placas instrutivos em locais onde é proibido o descarte; veiculação do lembrete sobre os locais corretos de descarte de resíduos; monitoramento, por meio de filmagens com drone; força tarefa diária para retirar constantemente expressivas quantidades de resíduos, descartados em áreas verdes, praças e outros espaços coletivos urbanos.
Além disso, a Prefeitura tem autuado e aplicado multas pós flagrante.
Para informar sobre descarte irregular de resíduos de lixo os cidadãos podem informar, através do telefone (16) 3383-4060.
Estudantes matonenses participam do programa EPTV na Escola
Com o tema ‘Inteligência artificial: aliada ou inimiga do nosso...