Prefeitura realiza mutirão para coleta do exame Papanicolau neste sábado

Atenção mulheres: Prefeitura realiza mutirão para coleta do exame Papanicolau neste sábado

Em mais uma ação da campanha “Viva Mais, Viva Melhor”, que neste mês é voltada para a prevenção e o tratamento das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), a Secretaria da Saúde informa que está disponível o agendamento para a coleta do exame Papanicolau, realizado na prevenção do câncer do colo do útero. O mutirão acontecerá neste sábado (06), e as coletas serão nos seguintes locais: Unidades Básicas de Saúde do Jardim Paraíso e Bairro Alto e nas unidades do Estratégia Saúde da Família (ESF’s) do Portal Terra da Saudade, Bom Jesus e Residencial Cadioli.

O exame preventivo é a principal estratégia para detectar precocemente as lesões. Com o diagnóstico inicial, antes que a mulher perceba os sintomas é possível detectar alterações causadas pelo HPV, câncer de colo de útero, infecções vaginais, Inflamações vaginais e outras doenças sexualmente transmissíveis. A recomendação para toda a mulher que tem ou já teve vida sexual é que realize o exame preventivo periódico. O Papanicolau pode ser coletado em qualquer período do ciclo menstrual.

A campanha “Viva Mais, Viva Melhor”, idealizada pela Secretaria Municipal da Saúde de Matão, tem o objetivo de “cuidar” da comunidade que não procura regularmente um atendimento médico e levar informações aos que desconhecem os serviços disponibilizados pela Rede Pública Municipal. Todos os meses, são trabalhados temas relacionados à prevenção, diagnóstico e qualidade de vida junto às equipes atuantes nas Unidades de Saúde e Estratégia Saúde da Família (ESF).

“A gestão do prefeito Cido Ferrari está comprometida em cuidar da Saúde de Matão, investindo em projetos de ampliação dos atendimentos e, também, em ações preventivas como esta, onde parte das nossas equipes estarão de plantão com este atendimento em nossas unidades. Portanto, mais uma vez, chamamos a atenção e convidamos o público feminino a participar de mais uma atividade da Secretaria da Saúde de Matão. Não deixe para depois. Este exame é simples, porém primordial para a saúde feminina”, destacou o secretário da Saúde Ademir de Souza.

A disponibilidade destes exames é mais um resultado da parceria entre a Prefeitura de Matão e o Hospital de Amor de Barretos. “As matonenses terão à disposição o exame de base líquida, método de excelente qualidade que facilita o diagnóstico e não causa desconfortos à mulher. Após o mutirão, a Secretaria da Saúde encaminhará todo o material para os laboratórios do Hospital de Amor e os resultados serão informados por nossas equipes”, explicou o diretor da Saúde Jean Fernandes.

Os agendamentos devem ser realizados antecipadamente através dos telefones:

Unidades Básica de Saúde do Jardim Paraíso – 3384-8146

Unidades Básica de Saúde do Bairro Alto – 3382-1924