Prefeitura separa e redireciona cerca de 8 toneladas de resíduos diariamente

A Prefeitura de Matão, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos, segue com o processo de separação dos resíduos de lixo do Aterro de Triagem e Transbordo (ATT) do Jardim Paraíso. Uma carreta, um caminhão e uma máquina que possibilitam diariamente, a retirada de cerca de 8 toneladas de resíduos de lixo, redirecionando-as ao Aterro Sanitário de São Carlos.

O Prefeito Adauto Scardoelli, reforçou que, “várias atitudes foram tomadas para evitar o acúmulo dos resíduos no ATT do Paraíso, nas proporções em que se encontrava há meses, pois é preciso manter essa organização que já foi feita e para isso contamos com a colaboração, principalmente das pessoas que trabalham com podas e caçambas, no sentido de que façam o descarte dos resíduos de lixo nos locais espalhados por toda cidade ou em Aterros apropriados da região”.

Conforme o Secretário de Meio Ambiente, Luiz Gonzaga Bussola, “estrategicamente foi contratada também uma máquina trituradora, que servirá para a trituração do volume de resíduos do ATT, como restos de construção civil, galhos de árvores e volumosos, que serão redirecionados às usinas, para produção de energia e reparos em estradas rurais do município”.

Outras ações de educação ambiental foram tomadas, como instalação de placas, informando que é proibido jogar lixo naquele determinado local e que o ato ilegal está sujeito a multas. Atualmente temos nos empenhado, com o apoio da Secretaria de Serviços em limpar todos os lugares, onde havia resíduos acumulados, inadequadamente”, explica a diretora de Meio Ambiente, Maria Bellintani Ourique de Carvalho.

Pela regra, empresas que trabalham com caçambas devem descartar os resíduos em ‘Aterros Sanitários’ da região, como por exemplo, os das cidades de Guatapará e São Carlos. Já os proprietários de pequenos tratores e carretinhas podem descartar no ATT do Jardim Paraíso ou nos Pontos de Entrega Voluntária (PEV), localizados no Jardim Paraíso e Vila Cardim.”, conclui Maria Bellintani.

A Prefeitura pede aos cidadãos matonenses, para entrarem em contato com a Secretaria de Meio Ambiente, através dos telefones (3384-4055) e ou (3383-4077), caso constatem algum flagrante de pessoas jogando resíduos de lixo em lugares proibidos.