Projeto “De olho no óleo” é realizado em Matão

A mobilização pela coleta do óleo de cozinha usado ocorre neste mês de março e faz parte de uma série de atividades em comemoração ao ‘Dia Mundial da Água’ (22/03).

Por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a Prefeitura, em parceria com a Concessionária Águas de Matão, iniciou o projeto “De olho no óleo”, com perspectivas de continuidade e permanência.

O projeto envolve a Secretaria de Educação e Cultura, os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e empresas locais. Foram distribuídos até agora 20

bombonas (média de 200 litros). A empresa Baldan Implementos Agrícolas também fará coleta entre os funcionários.

“Evitar que o óleo de cozinha vá para a rede de esgoto é uma ação simples, mas pode ajudar muito a melhorar nosso meio ambiente, por isso é tão importante que cada um faça a sua parte para o bem de todos”, incentivou o prefeito Cido Ferrari.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Luiz Gonzaga Bussola, o projeto “De olho no óleo” tem o objetivo de conscientizar estudantes e a comunidade em geral, sobre a coleta do óleo de cozinha usado nas residências, esclarecendo sobre os impactos que esse resíduo causa quando descartado incorretamente no solo e na rede de esgoto (ralos das pias e tanques).

“O óleo causa entupimento das tubulações do esgoto e pode atingir corpos hídricos e assim prejudicar a oxigenação da água, o que causa a mortandade dos peixes e inúmeras outras espécies aquáticas, além de provocar a poluição do solo e contaminação do lençol freático”, explicou a diretora de Meio Ambiente, Maria Ourique Bellintani de Carvalho.

Todo óleo de cozinha coletado será utilizado na pesquisa da produção de biodiesel, por estudantes do Campus Matão.

Como fazer o descarte correto do óleo

O óleo usado deverá ser acondicionado em garrafas ‘pets’, que deverão ser colocadas inteiras e fechadas no interior do coletor. Quando o mesmo estiver repleto, a unidade escolar ou o CRAS entrará em contato com a Secretaria de Meio Ambiente (3383-4055 ou 3383-4060), para combinar o recolhimento do material.

Pontos de coleta de óleo de cozinha usado – Projeto de olho no óleo
EMEF Benta Maria Ragassi Scutti (CAIC)Av. Brasil 1500 – Vila Cardim
EM Adelino BordignonAv. Daniel Antônio Brito 241 – Nova Matão
Escola Municipal Antônio Carlos ManziniAv. Oneida Travassos Dourado, 170 – Nova Cidade