Religiosidade marca a 76ª edição do Corpus Christi de Matão

Desde o raiar das primeiras luzes do dia (30/06) centenas de crianças, jovens, adultos e idosos, famílias inteiras, comunidades, visitantes de outras localidades, reuniram-se a propósito de único objetivo: demonstrar a fé na “Eucaristia”, por meio da participação voluntária na produção dos tapetes para a Festa de Corpus Christi, desde 2024.

Com base no tema “Eucaristia Sustento para a Vida Sacramental”, os cristãos vivenciaram e retrataram na forma de desenhos com dolomitas os sete sacramentos: o Batismo, a Eucaristia, a Crisma, a Reconciliação, o Matrimônio, a Unção dos Enfermos e a Ordem.

Conforme explicou o Pe Jorge João Aparecido Nahra – pároco da Paróquia Senhor Bom Jesus – o tema desde ano surgiu em sintonia com o lançamento do Diretório dos Sacramentos da Diocese de São Carlos, órgão vinculado a Comunidade Católica, em comum acordo entre todos os padres durante as reuniões da Forania Católica de Matão.

Na avaliação do prefeito Cido Ferrari a Festa de Corpus Christi deste ano registrou um comportamento pacífico e tranquilo, entre as pessoas, o que demonstra o respeito e a valorização que as pessoas têm com esse evento tão importante para o município. “Parabenizamos e agradecemos a todos, matonenses e visitantes, pela beleza da festa realizada. O sucesso é resultado de muito trabalho e esforço de diversos servidores municipais, que estiveram na linha de frente do atendimento, da segurança e da saúde, garantindo mais um grande evento de Corpus Christi”, observou o prefeito Cido Ferrari, que também ressaltou o intenso trabalho de divulgação da imprensa local, regional e nacional, fator que explica o aumento do público visitante.

Trajeto da Procissão

O percurso da procissão teve início em frente à Igreja Matriz, na Rua José Bonifácio, seguiu pela Avenida 28 de Agosto, Rua Rui Barbosa, Avenida 15 de Novembro, Rua Prudente de Moraes, Avenida 7 de Setembro e, novamente, pela Rua Rui Barbosa, Avenida Siqueira Campos e Rua José Bonifácio, retornando ao ponto de partida, na Igreja Matriz. Além dos tapetes foram produzidos 17 quadros nas esquinas de cada bloco.

Grupos responsáveis pelas pinturas

– ‘Artistas na Rua, Legião de Maria e Escola CEM/E.E.Profº Henrique Morato (Rua José Bonifácio, em frente a Igreja Matriz)

– Comunidade da Paróquia Santo Expedito (Av. 28 de Agosto)

– Comunidade da Paróquia São José (parte 1 Rua Rui Barbosa)

– Comunidade da Paróquia Sta Rosa (parte 1 da Av. 15 de Novembro)

– Comunidade da Paróquia N. S. Aparecida (parte 2 da Av. 15 de Novembro)

– Comunidade da Paróquia Sta. Cruz (Rua Prudente de Moraes)

– Comunidade Senhor Bom Jesus (parte 1 Av. Sete de Setembro)

– Comunidade da Paróquia São Sebastião (parte 2 Av. Sete de Setembro)

– ‘O Terço dos Homens’ (parte 2 Rua Rui Barbosa)

– Comunidade da Paróquia Divino Espírito Santo (Av. Siqueira Campos)

Assim, de maneira marcante e simbólica, as belíssimas pinturas dos tapetes coloridos de dolomitas foram tradicionalmente ‘desmanchadas’ pelos milhares de passos durante a procissão, ocorrida após a missa campal.

Ainda, de acordo com o Pe Jorge, para os devotos católicos de Matão, o Corpus Christi representa a festa da manifestação pública da fé na ‘Eucaristia’. O pároco lembrou ainda que foi a partir de 1948 que o município de Matão, através da Paróquia Senhor Bom Jesus começou a enfeitar as ruas para o Senhor Jesus passar na Festa de Corpus Christi e desde então essa manifestação religiosa, que utiliza a arte para dar formas a fé, vem crescendo a cada ano, até chegar na sua edição de número 76, com volumoso envolvimento popular.

No início, a ornamentação das ruas contou com o apoio e auxílio das famílias residentes nos quarteirões centrais por onde passava a procissão, bem como envolvia a todos no trabalho voluntário dos tapetes.
Com o passar do tempo, a Prefeitura Municipal começou a dar sua contribuição, e no lugar das famílias, as comunidades paroquiais foram assumindo os enfeites dos quarteirões. Houve a partir desse momento a união dos aspectos artístico, cultural, turístico e até econômico, o que naturalmente passou a atrair milhares de visitantes.

Ainda que tenham ocorrido diversas transformações ao longo dos anos, a Festa de Corpus Christi mantêm a cada edição a tradição sobre a manifestação religiosa, que tem como centro a ‘Eucaristia’, ou seja, a pessoa de Jesus Cristo, enquanto figura central e protagonista. Várias celebrações com a presença expressiva dos fiéis ocorreram durante todo o dia, na Matriz do Senhor Bom Jesus: 7h00, 9h00, 11h00 e 16h.

De acordo com o secretário de Administração e Finanças, Willian Di Gaetano Bassi, o balanço sobre os resultados do Corpus Christi deste ano é excelente! Conforme o esperado, aproximadamente 50 mil pessoas, de maneira volante, entre matonenses e visitantes de outros municípios, participaram dos eventos da Festa. “Muitos vieram aos shows do dia 29/05, outros preferiram acordar de madrugada para pintarem as ruas e participarem das missas, inúmeras pessoas aproveitaram a programação cultural durante o dia, novos visitantes chegaram à tarde, de modo que, tivemos um público diverso no Corpus Christi deste ano, sem nenhuma ocorrência grave, em termos de segurança pública”, avaliou o secretário.

Sobre a Festa de Corpus Crhisti confira informações na página oficial da Prefeitura de Matão www.matao.sp.gov.br ou através das redes sociais no Instagram e Facebook.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da Casa da Cultura de Matão 3382-6640.