Saúde Mental Pública” celebra 30 anos de conquistas em Matão

A Prefeitura de Matão promoveu um evento em comemoração aos 30 anos de trabalho das equipes da Saúde Mental. Além do debate sobre as políticas de proteção e de assistências voltadas às pessoas com transtornos mentais, o evento realizado na Casa da Cultura, contou com homenagens, lançamento de calendário e demais apresentações sobre o trabalho desenvolvido na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

Entre os convidados, participou a presidente do Fundo Social de Solidariedade Matão, Márcia Ferrari, que na ocasião representou o prefeito Cido Ferrari. “Este é um momento de comemorar as conquistas, pois sabemos que os desafios durantes estas décadas foram intensos, porém não suficientes para que estes profissionais desistissem dos seus objetivos. Em nome do prefeito Cido, agradeço à dedicação de todos que cuidam da população matonense com profissionalismo e amor”, disse.

Também estiveram presentes a Deputada Estadual, Thainara Faria, o vereador Davison Sensei, a diretora de planejamento da DRS III de Araraquara, Mary Cristina Ramos Pinto, o secretário municipal de saúde, Orivaldo Reguin (Faro), a superintende do Hospital Carlos Fernando Malzoni, Denise Minelli, o diretor de planejamento da saúde de Matão, Jean Fernandes, a articuladora da saúde mental, Mariana Magnabosco e demais integrantes da Secretaria da Saúde Matão e convidados.

A Saúde Mental é constituída por 5 equipamentos públicos voltados ao atendimento de pessoas acometidas por transtornos mentais graves e persistentes, sendo eles, o Ambulatório de Saúde Mental, o Núcleo de Prevenção à Violência, o CAPS II “Minha Casa”, CAPS “Alcool e Drogas” e o Centro de Saúde Mental Infantil (Centrinho), serviço pioneiro no município . Todos são compostos por equipes multiprofissionais que prestam atendimentos através de encaminhamentos médicos ou através da livre demanda, ou seja, para todo paciente que procura por atendimento.

Um levantamento da Secretaria Municipal da Saúde mostra que durante as três décadas, mais de 30% da população matonense já foi atendida por um destes locais, totalizando 24.500 pessoas atendidas.

Ao longo da história, no âmbito municipal, muitos profissionais estiveram dedicados e comprometidos a construir uma rede de atenção sólida e integrada, e foi graças ao trabalho desenvolvido também por estas pessoas, que hoje o município é reconhecido como referência para outras cidades nos cuidados das pessoas com transtornos mentais.

Nesta trajetória, entre estes servidores que ajudaram a desenvolver o trabalho especializado em Matão, destacam-se a psicóloga Elaine Magni, que atuou na rede por mais de 30 anos e o Dr. João Cechetto, médico psiquiatra. Ambos foram homenageados pela equipe da Secretaria da Saúde em reconhecimento ao trabalho realizado da rede pública.

“Como gestor desta pasta, sei da importância deste momento para nossos profissionais, merecedores de toda a nossa admiração e respeito, pois executar as estratégias e manter a qualidade dos atendimentos mesmo após tanto tempo, requer muita competência e habilidade. Evoluímos muito, inclusive na atual gestão do prefeito Cido Ferrari, mas, assim como ele, hoje temos novos objetivos para alcançar, e vamos atingi-los. Se Matão tem este trabalho consolidado, é porque atuamos de maneira coletiva, sempre em busca do resgate da integralidade de cada paciente ”, frisou o secretário da Saúde, Orivaldo Reguin (Faro).

A Rede de Atenção Psicossocial de Matão é composta pelos seguintes equipamentos:

Ambulatório de Saúde Mental que oferece atendimento ambulatorial a adultos e adolescentes a partir de 13 anos, com demanda de transtornos leves e moderados, nas áreas de Fonoaudiologia, Psicologia, Psiquiatria e Terapia Ocupacional;

CAPS II – oferece atendimento intensivo, semi-intensivo e não intensivo a adultos portadores de transtornos mentais severos e persistentes, nas áreas de Assistência Social, Enfermagem, Psicologia, Psiquiatria e Terapia Ocupacional

CAPS AD – atendimento intensivo, semi-intensivo e não intensivo a adolescentes e adultos em sofrimento decorrente ao uso abusivo de álcool e outras drogas, nas áreas de Assistência Social, Clínica Médica, Enfermagem, Psicologia, Psiquiatria e Terapia Ocupacional

Centro de Saúde Mental Infantil (Centrinho) – atendimento a crianças de 0 a 13 anos, nas áreas de Assistência Social, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Psiquiatria, Neurologia e Terapia Ocupacional

Núcleo de Prevenção à Violência – atendimento a crianças, adolescentes e adultos vítimas de violência nas suas várias formas, na área de Psicologia