Sinalização de trânsito de Matão é renovada e novos semáforos são instalados

A Prefeitura de Matão, através do Departamento de Trânsito está empenhada em melhorar a mobilidade urbana e a segurança no trânsito, implementando uma série de medidas significativas para reorganizar as vias e garantir um tráfego mais eficiente. Entre as principais iniciativas, destacam-se as novas sinalizações e a introdução de novos pontos de semáforo em locais estratégicos.

“Em uma cidade industrial, como a nossa, o aumento do fluxo de veículos exige constantes melhorias para manter o trânsito seguro e fluído. Para atender a essa demanda crescente, a Prefeitura de Matão está investindo em um plano abrangente de reordenamento das vias, que inclui a revisão e melhoria da sinalização viária em diversas partes da cidade”, citou o prefeito Cido Ferrari.

Os novos pontos de semáforo estão sendo instalados na extensão da Avenida Baldan, via que compõe o anel viário, onde está localizada as maiores fábricas metalúrgicas da cidade. Outro ponto é a Rua São Lourenço, próximo a atual base Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que também possui elevado tráfego de veículos.

Os serviços são realizados com base na identificação de áreas com alto índice de movimento de veículos e risco de acidentes. Esses semáforos serão ajustados com ‘ondas verdes’ (programados em sincronia) para otimizar a circulação de veículos e garantir a segurança de pedestres e ciclistas.

O assessor superior do Departamento de Mobilidade Urbana, Vanderlandio Soares Lima, destaca a importância dos pedestres e condutores respeitarem a sinalização. “O cumprimento das regras de trânsito e o respeito às sinalizações são elementos essenciais para a segurança de todos. Infelizmente, a maior parte dos acidentes é causada devido à imprudência e à situações evitáveis, entre elas, uso de celular ao dirigir e ultrapassagem no sinal vermelho, infrações gravíssimas e extremamente perigosas”, alertou.

Alguns equipamentos foram retirados e realocados para outras áreas, como o da Avenida João Marchesan, com a Avenida Marchesan (retirado da Rua Cesário Motta, com a Avenida Tiradentes) e o da Avenida Baldan, com a Rua Antônio Tanaka (retirado da Avenida Franscisco Mastropietro). Além disso, está prevista a instalação de um novo semáforo na Avenida Padre Nelson, próximo à Subestação de Energia, que será remanejado da Avenida Baldan, nas proximidades da própria Avenida Padre Nelson.

Já os equipamentos adquiridos foram instalados na Avenida XV de Novembro, com a Avenida Baldan e outro entre a Rua São Lourenço e a Avenida Nhonhô Magalhães.

“Estamos comprometidos em tornar nossa cidade mais segura e eficiente para todos os cidadãos. A instalação de novas sinalizações e semáforos é parte integrante de nossa estratégia para melhorar a mobilidade urbana e, assim, prevenir os acidentes.”, finalizou o prefeito Cido Ferrari.

Além destas melhorias, o Departamento de Trânsito realiza regularmente manutenções nas pinturas das sinalizações desgastadas dos bairros. Recentemente foram reforçadas as pinturas de faixas de pedestres no Parque Aliança, no jardim São José e no jardim do Bosque. No final de semana, serão executadas outras melhorias na região central, com reforço de pinturas das faixas de pedestre e de motos.