Campanha de vacinação contra a Gripe começa em Matão

Campanha de vacinação contra a Gripe começa em Matão

Nesta segunda-feira (25), tem início a campanha de vacinação contra a gripe em Matão, com foco nos grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde. A primeira etapa da vacinação abrange diversos públicos, e as doses estão sendo disponibilizadas em todas as Unidades Básicas de Saúde (Postos) do município, além do ESF do Distrito de São Lourenço do Turvo.

A gripe é uma doença viral causada pelo vírus da influenza e normalmente se manifesta por meio de sintomas como febre alta, acompanhada de dores musculares, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse. A febre é considerada o sintoma mais significativo e costuma durar de três a sete dias. À medida que a doença avança, os sintomas respiratórios, como a tosse, se tornam mais evidentes.

“A vacinação reduz significativamente o risco de complicações graves da gripe, como pneumonia, hospitalizações e até mesmo óbitos, especialmente em grupos de risco, como idosos, crianças, gestantes e pessoas com condições médicas pré-existentes”, explica a enfermeira Lucele Schiavetto

As Unidades Básicas de Saúde onde as doses estão sendo disponibilizadas estão localizadas nos seguintes bairros: Vila Pereira, Jardim São José, Bairro Alto, São Judas Tadeu/Cardim, IV Centenário, Jardim Paraíso e Centro de Saúde. Além disso, o ESF do Distrito de São Lourenço do Turvo também está participando da campanha.

Tradicionalmente realizada em todo o Brasil entre os meses de abril e maio, neste ano, a campanha foi antecipada, em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios no país.

“A vacinação contra a gripe é uma medida importante para proteger a população contra complicações da doença. A Secretaria Municipal de Saúde ressalta a importância de que os grupos prioritários compareçam às unidades de saúde para receberem a vacina, contribuindo assim para a proteção individual e coletiva”, citou o secretário de Saúde, Orivaldo Ademir Reguim, o Faro.

Os grupos prioritários para receber a vacina são os seguintes:

  • Crianças: a partir dos seis meses até menores de seis anos de idade; e indígenas e pessoas com comorbidades, dos seis meses aos nove anos de idade;
  • Trabalhadores de saúde: em atividades na assistência, vigilância, apoio, cuidadores, doulas/parteiras e estudantes prestando atendimento em serviços de saúde;
  • Gestantes;
  • Puérperas;
  • Professores de todos os níveis;
  • Povos indígenas; Populações Quilombolas;
  • Idosos com 60 anos ou mais de idade;
  • Pessoas em situação de rua;
  • Profissionais das forças de segurança e salvamento;
  • Profissionais das forças armadas;
  • Pessoas com doenças crônicas e não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade; Caminhoneiros; Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário; Trabalhadores portuários;
  • População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
Compartilhe
Notícias Relacionadas

Vagas PAT Matão

16/04/2024 1) MECÂNICO DE MANUTENÇÃO CURRÍCULO PARA: financeiro@cardimix.com.br ESCOLARIDADE NÃO...

Acesso Rápido

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?