Prefeitura de Matão investe em ações e obras de acessibilidade urbana

Com o objetivo de melhorar a mobilidade e garantir a acessibilidade para todos os cidadãos, estão sendo realizadas obras para a construção de calçadas em áreas do município, mais precisamente em áreas institucionais e sistemas de lazer, além de campanha de orientação e fiscalização de áreas particulares, no tocante a adequação dos passeios públicos. A iniciativa busca oferecer mais segurança aos pedestres e às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. O projeto de construção de calçadas em áreas públicas foi iniciado no mês passado e recebe um investimento aproximado em R$ 1 milhão.

De acordo com o prefeito Cido Ferrari, a iniciativa da Prefeitura de Matão visa contemplar todas as áreas públicas. “Nossa intenção é garantir a segurança das pessoas que circulam em nossa cidade, proporcionando melhores condições de deslocamento, além de assegurar a acessibilidade para todos, independentemente de suas limitações físicas. Também considero que este investimento realizado pela a administração, estimula a prática de atividades físicas como a caminhada e corridas”, comenta o prefeito Cido Ferrari.

Em paralelo as obras em áreas municipais, o departamento de Fiscalização de Obras da Prefeitura de Matão tem realizado um importante trabalho educativo e orientativo, solicitando que os proprietários de terrenos particulares, com ou sem edificação, localizados em bairros com mais de 10 anos de existência, executem os passeios públicos (calçadas), conforme a lei 4.118/2010 (Código de Obras do município).

Coordenado pela Secretaria de Obras, , a fiscalização com viés orientativo, visa conscientizar e mobilizar a população para este tema tão importante. “O intuito do prefeito Cido Ferrari é garantir e proporcionar uma cidade mais acessível aos matonenses, assegurando uma melhor qualidade de vida e fluidez do espaço urbano, evitando conflitos com o tráfego de veículos nas vias”, explica o diretor municipal de Planejamento e Fiscalização de Obras, Robson Onofre Moreira.

Além disso, a ação também está alinhada com as diretrizes de sustentabilidade e urbanismo, uma vez que incentivam o uso de meios de transporte não motorizados, como caminhar e andar de bicicleta, reduzindo assim a poluição do ar e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida na cidade.

Inicialmente o cronograma contempla obras e fiscalização de imóveis particulares nas regiões dos bairros Jardim Aeroporto, Parque Imperador e Parque Mônaco, onde o calçamento é executado em todo o entorno do aeródromo municipal. Depois, os serviços seguem para a região dos bairros residencial Olivio Benassi, Portal da Baronesa, residencial Vila de Capri e demais bairros.

A expectativa é que a conclusão do projeto ocorra em etapas, com prazos bem definidos para cada região contemplada. A previsão é de que até o final do ano, a maior parte das áreas institucionais já esteja beneficiada com as novas ou revitalizadas calçadas.