Campanhas para atualização da caderneta e contra Pólio começam na próxima semana

Na próxima semana, tem início em todo o país, a Campanha Nacional de Multivacinação e a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. A Prefeitura de Matão, através da Secretaria Municipal de Saúde, disponibilizará as doses nos Postos de Saúde a partir de segunda-feira (08). Os pais e responsáveis de bebês, crianças e adolescentes menores de 15 anos, devem ficar atentos na programação do município.

Entre segunda e sexta-feira, a aplicação das doses acontecerão nas Unidades Básicas de Saúde da Vila Pereira, São José, Distrito de São Lourenço do Turvo, Bairro Alto, São Judas Tadeu, IV Centenário, Jardim Paraíso e no Centro de Saúde.

A Multivacinação é destinada para crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, que precisam atualizar a situação vacinal. É de fundamental importância que toda a população-alvo compareça aos serviços de saúde, levando a caderneta de vacinação para que os profissionais de saúde possam avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas, para completar o esquema vacinal preconizado.

Serão ofertadas mais de 20 vacinas que compõem o Calendário Nacional de Vacinação, do Programa Nacional de Imunizações (PNI). A aplicação dos imunizantes acontecerá mediante a avaliação das vacinas que estão em falta na caderneta de cada indivíduo.

Entre as doses disponibilizadas estarão: BCG; Hepatite A; Hepatite B; Pentavalente; Rotavírus; Pneumocócica; Meningocócica; Febre Amarela; Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola); Varicela; DTP; Difteria e Tétano; HPV, Varicela; e outras.

Já a vacina contra a Poliomielite é destinada a todas as crianças com idades entre 1 ano até 4 anos, 11 meses e 29 dias. Na Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite será avaliada a situação vacinal da criança menor de 1 ano de idade considerando o esquema básico de vacinação e será somente atualizada a Caderneta em caso de esquema em atraso ou não iniciado.

Para vacinar, basta comparecer nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), mais próximo com documentos pessoais, Cartão SUS e carteirinha de vacinação. O público-alvo (bebês, crianças e adolescentes) deverão comparecer acompanhados dos pais ou responsáveis.