Com investimentos em mais de R$ 650 mil ESF do São Judas Tadeu é inaugurado

Os atendimentos na nova unidade do Estratégia Saúde da Família “Dr. Antônio Cezar Goldbaum Calil”, no São Judas Tadeu”, já estão em andamento desde sábado (30), quando aconteceu o Dia D de Vacinação, que neste momento prioriza a aplicação das doses contra a Influenza (Gripe) em idosos e crianças com idades entre 6 meses a menores de 5 anos. O publico infantil também foi imunizado contra o Sarampo.

O novo equipamento inaugurado na noite de sexta-feira (29), conta com duas equipes, sendo uma do ESF e outra da UBS, já que a Unidade de Saúde Básica do CAIC foi transferida e passa a atender no mesmo local (Rua Silvio Quaresima, 53, no bairro São Judas Tadeu).

Inicialmente as equipes estão compostas por técnicos de enfermagem, enfermeiros, recepcionistas, médico da família, clínico geral, ortopedista e dentistas que fazem a cobertura dos moradores dos bairros Vila Cardim I, Vila Cardim II, Jardim São Judas Tadeu e Residencial São Gabriel.

“Esta é uma importante obra concluída em meu Governo e, em breve, vamos inaugurar outro ESF, na região do Las Lomas. Além destas, a região do Parque das Laranjeiras também ganhará uma unidade. Estes resultados foram possíveis graças a união de esforços, pois não desistimos e conseguimos reverter a situação desta e de outras obras ligadas à Saúde Matão. Estamos muito felizes por este momento, pois esta obra era muito esperada pelos moradores, lembrou o prefeito Cido Ferrari.

Ainda no Governo do ex-prefeito Chico Dumont, através do ex-ministro da saúde Alexandre Padilha, Matão conseguiu o convênio para estas duas obras (Las Loas e São Judas Tadeu). Após a garantia dos investimento, na mesma época, o então Prefeito fez a indicação para a denominação do prédio em homenagem ao médico “Dr. Antônio Cezar Goldbaum Calil”, que atuou por muitos anos na saúde pública de Matão, Dobrada e Motuca, vindo a falecer em 2015.

Em 2021, com o intuito de entregar a obra aos moradores das regiões do São Judas Tadeu e Las Lomas, o saudoso ex-prefeito Adauto Scardoelli buscou parcerias com autoridades de Brasília e determinou à Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano, o levantamento de todos os valores aplicados no local para que estratégias fossem definidas na recuperação do convênio.

No início do ano passado, o Secretário Municipal de Saúde, Ademir de Souza reiterou a necessidade da recuperação destes valores ao superintendente regional do Ministério da Saúde. Pouco tempo depois, as obras foram retomadas e finalizadas com recursos próprios do município.

“Enfim, não desistimos e fomos em busca de todas as possibilidades e agora a população conta com mais esta unidade que vai garantir o atendimento dos destes bairros, em um local apropriado para os diversos atendimentos médicos. Um compromisso assumido e cumprido pela gestão do prefeito Cido Ferrari”, disse o Secretário da Saúde, Ademir de Souza.

Seguindo os mesmos padrões de atendimento e atribuições nos cuidados da saúde da comunidade, o projeto dispõe de um modelo moderno seguido por todos os padrões de acessibilidade. Sua estrutura é composta por 17 salas destinadas para: 05 consultórios médico e de enfermagem; 02 consultórios odontológico; sala de curativo; sala de vacina; sala de inalação; estoque; sala de atividades coletivas; sala para procedimentos de coleta; administração, recepção; sala de esterilização; sala de expurgo; almoxarifado; copa; depósito de resíduo comum; depósito de resíduo contaminado; depósito de resíduo reciclável; sanitários masculino, feminino e PCD; e ampla área externa.