Matão promove ações em apoio à conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Matão promove ações em apoio à conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA)

No domingo (14), aconteceu a “Caminhada em Conscientização do Autismo”, que atraiu centenas de pessoas que se reuniram no entorno do Conjunto Poliesportivo para mostrar seu apoio à causa. Organizada pelo Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência (COMDEF) em parceria com a Prefeitura de Matão e a Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Matão e Região (TEAMA), a caminhada teve como objetivo principal sensibilizar a comunidade sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O evento contou com a participação do prefeito Cido Ferrari e da presidente do Fundo Social de Solidariedade de Matão, Márcia Ferrari, dos vereadores Davison Sensei e Cido Motos, imprensa local, dos diversos profissionais que atuam no Centro de Atendimento à Pessoa com Espectro Autista (CATEAMA), no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), no Centro Saúde Mental Infantil (Centrinho), no Ambulatório de Saúde Mental e o Núcleo de Atendimento Especial- NAE/LUME, além dos membros do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência de Matão (COMDEF), da Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Matão e Região (TEAMA) e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

Na quarta-feira (17), o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do Santa Rosa organizou uma roda de conversa com a escritora matonense Regiane Villas Boas Gonzaga, autora do livro “O Autismo em minha vida”. Através da atividade, ela compartilhou sua história com pais e familiares de pessoas com TEA. Regiane, que é pedagoga e possui pós-graduação em ABA, é mãe do personagem principal do seu livro, o jovem Matheus. Durante o evento, os participantes puderam aprender mais sobre a experiência de Regiane e sua família, além de explorar temas relacionados à inclusão e ao apoio às pessoas com TEA e suas famílias.

Com o intuito de chamar a atenção da comunidade matonense sobre a importância da inclusão, o prédio da Prefeitura de Matão está todo iluminado com a cor azul que remete os subtipos do Autismo e demais campanhas sobre o tema.

As ações foram algumas das atividades de uma extensa programação municipal que começou no início do mês em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo e continua até o final de Abril.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Atenção

Começam as inscrições para o EJA!

Acesso Rápido

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?