Consórcio Nacional para aquisição de vacinas contra a Covid-19 é aprovado

No dia 22 de março, foi aprovado a criação do Consórcio nacional de vacinas das Cidades Brasileiras, o Conectar. Oficializado pela Frente Nacional dos Prefeitos, este Consórcio tem a finalidade de dar suporte aos municípios, caso o Plano Nacional de Imunização (PNI), elaborado pelo governo federal, não consiga suprir a demanda nacional. Inicialmente, a estratégia deste manifesto é garantir a aquisição de 20 milhões de doses para adiantar o cronograma do Ministério da Saúde.

Até o momento, manifestaram interesse 2.609 municípios, entre eles, Matão que inclusive, já teve a adesão aprovada pela Câmara Municipal. “Agradeço aos vereadores do nosso município, e creio que através deste esforço coletivo, possamos acelerar este cronograma de imunização que anda a passos lentos, com previsão de ser finalizado só em 2023. Precisamos salvar vidas, o brasileiro precisa ser vacinado o mais rápido possível e não tem como esperar todo este tempo”, disse o prefeito Adauto Scardoelli.

Na 1ª Assembleia foram aprovados o Estatuto Social do Conectar e seus anexos, incluindo a Resolução sobre o Procedimento Eleitoral. A votação eletrônica contou com a participação de representantes de 589 municípios, sendo 3 abstenções e 586 que aprovaram os documentos.

A 2ª Assembleia está agendada para o dia 29 de março, quando ocorrerá a eleição da Diretoria do Conectar. A eleição será realizada por meio virtual, no site do Conectar.Após eleita, a diretoria do Consórcio terá a prerrogativa de montar um conselho de prefeitos, com até 76 membros, com função deliberativa e intermediária entre a diretoria e a assembleia.