“EcoMatão: Uma só Terra” tem abertura oficial com ‘Exposição’

Nesta sexta-feira (03/06) acontece a abertura oficial do projeto “EcoMatão: Uma só Terra”, que tem o objetivo de conscientizar sobre a importância da preservação do meio ambiente, na Casa da Cultura, às 9h e às 13h. Realizada pela Prefeitura de Matão, através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a versão deste ano terá maior abrangência, já que as atividades retornaram ao presencial. As Secretarias de Educação e Cultura, de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, bem como o Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA) também estão imbuídos no projeto.

Desta vez estudantes do Ensino Fundamental I (64 salas do 1º ao 5º ano, EJA e NAE-LUME), mediados pelos professores e coordenadores, realizaram o projeto “Reciclando para Brincar”, que consistiu na construção de brinquedos com materiais recicláveis.

“A programação do ‘EcoMatão’ envolve muita gente que se preocupa com o meio ambiente em prol da sustentabilidade e isso é muito importante, pois compartilhar práticas criativas neste setor está ligado a melhorar o futuro, em benefício de todos. Por isso parabenizamos os organizadores, estudantes e seus familiares, bem como aos professores, coordenadores, pela adesão a essa proposta que nos dá a certeza de que, juntos, estamos cuidando bem de Matão”, salientou o prefeito Cido Ferrari.

As atividades do “EcoMatão: Uma só Terra” estão interligadas também ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho (próximo domingo), sendo que este ano de 2022, a Conferência de Estocolmo, que designou o evento, completa 50 anos.

De acordo com o secretário de Educação e Cultura, Alexandre Luiz Martins de Freitas, “existe um compromisso do setor educacional em desenvolver atividades que promovam a conscientização de maneira significativa, em promoção da preservação e sustentabilidade, a fim de ‘dialogar’ com um movimento planetário, que torna a ‘escola’ um espaço muito importante para a construção de um mundo melhor para todos”, considerou Alexandre.

Na rede pública municipal, cada classe escolar escolheu um trabalho que representará o grupo, e, os mais criativos e que demonstraram maior empenho dos estudantes ficarão expostos na Casa da Cultura, durante todo o mês de junho.

De acordo com a gerente do Ensino Fundamental I, Andrea Andreatti, foi passado às escolas a premissa ‘Vida sustentável em harmonia com a natureza’ para que os estudantes praticassem a sustentabilidade, através da construção de brinquedos com materiais recicláveis. “Dessa maneira os estudantes produzem mudanças práticas, que criam hábitos, os quais são essenciais para a vida sustentável em harmonia com a Natureza”, reitera.

De acordo com a diretora de Meio Ambiente Maria Bellintani Ourique de Carvalho, durante todo o mês de junho várias ações vão compor o projeto “EcoMatão: Uma só Terra”, que pretende neste ano de 2022 superar os resultados das versões anteriores. “Dessa vez a abrangência social está maior, por isso esperamos o máximo de envolvimento de todos com as atividades planejadas”.

Abertura da Exposição “Uma só Terra – Reciclando para Brincar”

Mutirão de Resíduos Eletrônicos, Óleo de Cozinha Usado e Materiais Recicláveis

Semana do Meio Ambiente do IFSP Matão

Plantio de árvores no Câmpus IFSP Matão