Em três dias 34 autos de infração foram aplicados devido as aglomerações

Neste final de semana, após entrar em vigor no município a lei 5.447/2021 que estabelece a adoção de medidas restritivas para o combate do Coronavírus, a Secretaria de Administração, Fazenda e Controle Interno divulga o primeiro balanço das penalidades aplicadas aos infratores que desobedeceram as regras. Nestes três primeiros dias, foram feitas diligências em locais denunciados pela população. Entre sexta (25), sábado (26) e domingo (27), as equipes vistoriaram 26 locais e aplicaram 34 autos de infração.

“A maioria dos estabelecimentos comerciais respeitou as normas impostas pela nova legislação, assim como a população que agora, também pode ser autuada (multada). Esperamos que as pessoas entendam que o nosso objetivo não é multar, mas sim proteger a vida dos matonenses. O resultado foi satisfatório e enalteço aos mais de 100 servidores municipais, entre eles, Fiscais de Postura, da Vigilância Sanitária, Controle de Vetores, Guardas Municipais, Agentes de Trânsito, além do efetivo da Polícia Militar que, diariamente, exercem suas funções neste árduo trabalho pelas ruas, a fim de conscientizar e evitar que mais pessoas sejam infectadas por este vírus”, disse o prefeito Cido Ferrai.

Para coibir transgressões as regras sanitárias, neste primeiro final de semana, três equipes estiveram em pontos distintos. Nas praças, parques, jardins e avenidas não havia aglomerações significativas e as poucas que ocorreram foram dispersadas pelas equipes. O mais agravante deste final de semana, foi a realização de uma festa clandestina, flagrada e encerrada pelas equipes, graças as denúncias da população. No local, estavam aproximadamente 40 pessoas, sendo a maioria, menores de idade. As multas foram aplicadas ao proprietário do espaço, ao organizador do evento e nos demais que estavam no ambiente. Os menores de idade foram qualificados e seus responsáveis chamados.

Além destas ações, foram executadas vistorias em supermercados, bares, feiras livres, entre outros. Ao longo da semana, o trabalho continua intensificado com vistorias e demais atendimentos solicitados e denunciados pela população, através dos seguintes telefones: Vigilância Sanitária (3384-4034); Polícia Militar (190); Fiscalização (3383-3110); e Guarda Municipal (153).

“Todos os locais que descumprirem a lei serão autuados (multados) e, em breve, estas pessoas e estabelecimentos receberão o boleto para pagamento da multa de acordo com a penalidade cometida. Como todos sabem, as equipes de fiscalização e segurança estão nas ruas 24 horas por dia e a lei está mais dura para aqueles que insistem em não colaborar neste momento delicado que o mundo vive. Se todos seguirem a lei, todos estarão protegidos, seguros e podendo trabalhar. Agradecemos aos que respeitam as regras, e mais uma vez, imploramos aos que insistem em desrespeitar, que tenham mais consciência de suas atitudes e amor à vida”, disse o secretário de Administração, Fazenda e Controle Interno, Willian De Gaetano Bassi.

Ações contra a Covid-19

Desde o início de 2021, a Prefeitura de Matão está investindo fortemente em ações, visando diminuir os impactos da pandemia em nossa sociedade. Acompanhe abaixo algumas das ações realizadas pela Administração Municipal para combater a Covid-19:- Investimento na Saúde – contratação de médicos para a Rede Municipal, compra de medicamentos e na construção de Unidades de Saúde;

– Investimento na realização de campanhas de prevenção e conscientização;

– Fiscalização rigorosa com equipe multissetorial (Polícia Militar, Guarda Municipal, Agentes de Trânsito, Fiscalização e da Vigilância Sanitária) para a coibição de atividades que desrespeitem o plano São Paulo, decretos e as leis em vigor;

– Organização da vacinação em Matão disponibilizadas pelos governos Federal e Estadual;

– Em parceria com o Hospital “Carlos Fernando Malzoni”, e com a ativa ação da Câmara Municipal, a Prefeitura de Matão firmou convênio com o Instinto Butantã para uso do plasma convalescente para o tratamento das pessoas com Covid-19;

– A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social atua em várias frentes para auxiliar na diminuição do impacto social da pandemia em Matão, com compra redobrada para distribuição de cestas básicas, campanhas de arrecadação, entre outros;

– A Secretaria de Educação e Cultura atende aproximadamente 6 mil alunos da Rede Pública de Ensino com Kit Merenda composto por de cestas de gêneros alimentícios (estocáveis e hortifrúti);