Estudantes e suas famílias foram acolhidos na “volta às aulas” da Rede Municipal de Ensino

Para receber os estudantes (crianças e jovens) e seus familiares, neste fevereiro de 2022, marcado pelo retorno presencial às aulas da Rede Municipal de Ensino – as equipes de diretores, coordenadores e professores da Prefeitura de Matão – organizaram várias atividades de ‘acolhida’, seguindo as normas sanitárias de segurança contra a Covid-19, como forma de adaptação e integração.

Foram afixadas bexigas; realizadas, reuniões com pais; mediadas dinâmicas de grupo, com bombons e confetes; vídeos mostraram como o espaço escolar está bem cuidado; a musicalização foi ligada nos ambientes das escolas; cartazes de boas vindas e muito sorriso no rosto, demonstraram atenciosidade para com todos.

“É muito importante que sigamos em frente com as atividades de ensino e educação, tomando os cuidados recomendados pela saúde. Desejo aos alunos, professores, pais, toda força necessária para esse retorno e já parabenizo a todos, pela forma acolhedora com que estão recebendo a comunidade escolar nas nossas escolas”, considerou o prefeito Cido Ferrari.

De acordo com o secretário de Educação e Cultura, Alexandre Luiz Martins de Freitas, para se ter uma educação de qualidade é preciso promover um ensino humanizado. E isso implica, cuidar da formação continuada de educadores; oferecer materiais pedagógicos, adequados; renovar equipamentos de tecnologia educacional; e principalmente, criar e cultivar o vínculo com os estudantes e seus responsáveis (pais, mães, avós).

“No ano passado procuramos manter contato com os pais, continuadamente; criamos mecanismos de comunicação, através das redes sociais; visitamos famílias que não possuíam telefone; entregamos cópias de materiais, com atividades para àqueles que não conseguiam acessar as redes sociais; entre tantas outras iniciativas, que explicam esse vínculo tão importante que conseguimos criar e que agora celebramos neste período de volta às aulas”, refletiu Alexandre.

A metodologia de ensino na Rede Municipal

A Prefeitura de Matão, mantém o funcionamento de 28 unidades escolares, somando as Creches, EMEIs, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Para a diretora de Educação, Claudionice Pereira Bellintani, o que explica o sucesso da rede pública municipal é o fato de que: “a metodologia pedagógica, prioriza o trabalho com projetos, voltados ao desenvolvimento pleno, tanto da criança, como do adolescente, do jovem e do adulto.

“Na educação infantil, por exemplo, a proposta traz jogos e brincadeiras; o ‘faz de conta’; a contação de história; dentro da perspectiva de que ‘o território do brincar’, faz com que a criança desenvolva os quatro pilares da educação, ou seja, aprenda a ler, a escrever, a conviver, a ser e a fazer, de maneira lúdica”.

Ainda conforme, Claudionice, é preciso que no Ensino Fundamental I, a criança continue tendo atividades em espaços externos a sala de aula, pois a convivência social, durante a brincadeira espontânea, nos parques e no pátio da escola, também ajuda o estudante a construir o conhecimento, de maneira autônoma.