Projeto de reparos em moradias de famílias vulneráveis tem apoio da Prefeitura de Matão

Esta semana houve uma reunião na Prefeitura, com a participação do prefeito Cido Ferrari; do secretário da Assistência e Desenvolvimento Social, Luiz Tamanini; da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Márcia Ferrari; do representante da empresa CP Kelco-Matão, Anderson Ignácio; bem como do arquiteto, Elias Ambrósio e da assistente social Mabeli Navarro, ambos profissionais da Habitat.

Durante a reunião, que contou também com a presença de assistentes sociais da Prefeitura, os representantes da Habitat e CP Kelco explicaram os procedimentos e critérios de seleção das 22 famílias que serão escolhidas para receberem a ajuda do programa, que fará melhorias em suas casas.

“Quando soubemos que esse programa poderia ajudar as famílias mais necessitadas, através de reformas importantes em suas moradias, logo providenciamos tudo para apoiarmos a iniciativa da CP Kelco, que doará os recursos financeiros e à Habitat fará a parte prática”, salientou o prefeito Cido Ferrari.

De acordo com o arquiteto da Habitat, Elias Ambrósio, se enquadram no perfil para receberem melhorias, as moradias com pouca iluminação, por falta de janelas ou com banheiros em condições precárias; pias de cozinha quebradas ou a falta delas; tetos e paredes com infiltração de água, goteiras, vazamentos; falta de acessibilidade, quando o morador possui necessidades especiais de mobilidade; entre outras questões sociais.

“Observamos também se a precariedade da moradia, causa doenças respiratórias, como o bronquite e a asma, pois uma casa sem janelas, por exemplo, pode ter umidade e isso causa o mofo, que causa problemas de saúde”, completou o arquiteto.

Critério de seleção das famílias que receberão ajuda

A equipe técnica da Habitat, acompanhada das assistentes sociais da Secretaria da Assistência e Serviço Social e do Fundo Social de Solidariedade, tem feito visitas às famílias necessitadas, cadastradas pelo município – e que em geral já recebem ajuda do poder público – a fim de constatar o que poderá ser feito em suas moradias e assim escolher as 22 contempladas pelo programa.

Como deve funcionar o programa de reformas

Após escolhidas as 22 famílias, haverá um período em que a Habitat fará diversas melhorias em suas casas, tais como: instalação de vasos sanitários, pias de cozinha e tanques para lavar roupas; abertura de janelas, para melhorar a iluminação e a ventilação, para resolver o problema de umidade; instalação de barras de ferro que tragam acessibilidade, para idosos e ou pessoas doentes, com necessidades especiais de mobilidade.

Sobre a Habitat

A Habitat para a Humanidade Brasil é uma organização da sociedade civil e chegou no país em 1992. Esta instituição apoia o desenvolvimento de comunidades, através de ações de construção, reforma, melhoria de casas e acesso à água em comunidades rurais.

De acordo com a assistente social Mabele Navarro, a Habitat combate as desigualdades e busca garantir que as pessoas em condições de pobreza tenham um lugar digno para viver. Presente em mais de 70 países, a organização promove incidência em políticas públicas pelo direito à cidade e soluções de acesso à moradia, água e saneamento, em articulação com diversos setores e comunidades.

Sobre a CP Kelco

Presente em vários países está no Brasil desde 1985. Em Matão opera no setor de fabricação de diversos produtos químicos e de preparação. As principais linhas de produto são goma gelana, pectina, goma de celulose, goma diutana, goma xantana, carragena, carboximetilcelulose e concentrado de proteína de soro microparticulado, bem como outros biopolímeros exclusivos.