Feira de Ciências, Arte e Cultura do IFSP apresentou ideias inovadoras

Feira de Ciências, Arte e Cultura do IFSP apresentou ideias inovadoras

Esta semana o Instituto Federal de São Paulo – Campus Matão, realizou a VII Feira de Ciências, Arte e Cultura. O evento acadêmico é uma oportunidade para um primeiro contato com a iniciação científica dos estudantes dos cursos Médios Integrados aos Técnicos em Alimentos, em Açúcar e Álcool e em Química, que desenvolvem e apresentam seus projetos à comunidade externa.

Em grupos de 5 estudantes, sob a orientação de um professor, participantes dos 1º e 2º anos dos Técnicos Integrados desenvolveram um trabalho de pesquisa durante o ano, que foi apresentado nos dias 18 e 19 de outubro, durante a Feira de Ciências.

Já os estudantes dos 3º anos dos Técnicos, que estão finalizando seus cursos, desenvolveram e apresentaram um Projeto Integrador, trabalho de finalização do curso, o qual procura agregar todos os conhecimentos adquiridos durante os 3 anos do curso médio integrado.

Os projetos integradores também foram realizados em grupos e primaram pela inovação e criatividade. As demais escolas de Matão foram convidadas a participarem com a apresentação de trabalhos, sendo que a ETEC aderiu ao convite, enviando um Projeto Integrador para o evento. Por isso a Prefeitura de Matão providenciou o transporte para as diversas escolas, que optaram pela exposição ou visita a Feira do IFSP.

No total, houve a apresentação de 34 trabalhos, divididos em 3 grandes áreas do conhecimento: 1. Linguagens, Matemática e suas Tecnologias, 2. Ciências da Natureza e suas tecnologias, 3. Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, e 22 projetos integradores, que podem ser conhecidos acessando: https://feiradeciencias.mto.ifsp.edu.br/

Na condição de parceira do IFSP, em várias iniciativas de utilidade pública, a Prefeitura Municipal visitou a ‘Feira’, a fim de prestigiar e incentivar os estudantes a seguirem em frente na carreira profissional. Durante o percurso científico foi possível observar, criteriosamente, as várias invenções expostas nas bancas (stands) e a desenvoltura argumentativa e domínio do conteúdo, demonstrados pelos estudantes, chamou a atenção dos visitantes, que os parabenizaram pelos resultados.

Para a profa. Dra. Valéria Monteiro da Silva Eleutério Pulitano – docente EBTT (Ensino Básico, Técnico e Tecnológico) e também presidente da Comissão da VII Feira de Ciências, Arte e Cultura do IFSP-Matão, “a iniciação científica surge como desafio e estimula o processo de ensino e aprendizagem, a medida em que a teoria é colocada em prática”.

De acordo com o diretor do IFSP – Campus Matão, Claudemir Mariotti Junior, o evento faz parte das comemorações nomeadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), como “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”. A referida temática norteia a 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que tem ocorrido durante este mês de outubro de 2022, em todo o país.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Vagas PAT Matão

16/04/2024 1) MECÂNICO DE MANUTENÇÃO CURRÍCULO PARA: financeiro@cardimix.com.br ESCOLARIDADE NÃO...

Vagas PAT Matão

12/04/2024 1) MECÂNICO DE MANUTENÇÃO CURRÍCULO PARA: financeiro@cardimix.com.br ESCOLARIDADE NÃO...

Acesso Rápido

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?