Grupo Escoteiros de Matão promove evento com diversas homenagens

Na noite de sábado (27), foi realizada no auditório da Escola “Benta Maria Ragassi Scutti”, o Caic, uma cerimônia solene de entrega do troféu “Longevidade Araucária”, ao Grupo Escoteiro Matão. Participaram do evento o prefeito Cido Ferrai, a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Matão, Márcia Ferrari, o vereador Davison Tosadori, o presidente da União dos Escoteiros do Brasil (UEB), chefe Alexandre Banchi, o comissário do 26º Distrito Escoteiro, chefe Lucas Napoli, além de representantes do Rotary Clube de Matão, da empresa Citrosuco, do grupo Matão +Verde, do Parlamento Jovem de Matão e demais integrantes da equipe de formação do 26º Distrito Escoteiro.

Na ocasião, o Grupo Escoteiro Matão (GEM) apresentou como o movimento escoteiro é importante para a formação de crianças e jovens, sendo reconhecido como utilidade pública desde 1917 e a União dos Escoteiros do Brasil reconhecida como instituição de educação extraescolar desde 1946. Há mais de 40 anos, o escotismo está presente em Matão, tendo influenciado positivamente na educação de incontáveis cidadãos matonenses.

Durante a cerimônia, o prefeito Cido Ferrari foi empossado como membro oficial do GEM. “Fiquei muito feliz e agradecido pela homenagem recebida pelos Escoteiros de Matão. Este grupo possui uma trajetória muito sólida em nossa cidade, e vemos o quanto cada integrante desenvolve um protagonismo diferenciando devido a formação educacional e social que recebeu no escotismo. Parabenizo a todos os envolvidos por dar continuidade a este trabalho tão importante na formação de uma sociedade melhor”, disse o prefeito.

Iniciando as comemorações, os adultos voluntários do GEM receberam o elogio regional devido a ação contínua durante o período de distanciamento social em 2020, sendo “Guardiões da Missão: por um Mundo Melhor”. Na sequência, a diretora-presidente do GEM recebeu, das mãos do Comissário Distrital, chefe Lucas Napoli, a “Medalha de Mérito, grau Bronze” por sua atividade exemplar e ininterrupta como Escotista e Dirigente no movimento escoteiro. Concluindo as entregas especiais, a guia Gabriela Dias Murari recebeu um distintivo especial “Escoteiro da Pátria”, distinção que antigamente era concedida pelo próprio presidente da República.

Encerrando a noite, o troféu de “Longevidade Araucária” foi entregue pelo presidente da UEB, Região São Paulo, para o GEM, representado pelo Lobinho Vitor Destefani, devido a aplicação exemplar do programa educativo do Movimento Escoteiro, ao longo de seus anos de história.