Idosos são homenageados nas escolas municipais de Matão

O Dia da Pessoa Idosa é comemorado em 1º de outubro. Devido à relevância do tema, a Prefeitura, através da Secretaria de Edução e Cultura solicitou as escolas municipais que desenvolvessem atividades extraclasse, que reverenciassem professores, pais e avós da “melhor idade”.

O objetivo foi provocar reflexão entre os estudantes, sobre a vida e a bagagem que os idosos possuem e naturalmente podem compartilhar enquanto legado para todos. A equipe do departamento de Educação orientou que a ação educacional ocorresse de forma transdisciplinar, ou seja, por meio de filmes, palestras, rodas de conversa, teatro, exposições de cartazes (jornal mural), etc.

Dessa forma as crianças dos 4º e 5º anos da EMEF Professor Antônio Carlos Manzini homenagearam a professora Neuza, que se emocionou com o carinho e respeito demonstrado por eles! Veja: https://bit.ly/3y77R5L

Os demais professores e estudantes, ensaiaram canções populares, foram até o Centro do Idoso, próximo a esta escola e apresentaram um repertório, que agradou e emocionou os idosos frequentadores da entidade.

Foi também por meio da arte que a EMEF “Benta Maria Ragassi Scutti” (CAIC), homenageou a pessoa idosa. A professora de “Jogos Teatrais”, Paula Jardim, com o grupo de jovens da Educação Complementar, trouxeram o espetáculo “Poemando Cecília Meireles”. Trata-se de uma apresentação que envolve expressão corporal, recital de poemas e trava-línguas. “O teatro surge como instrumento pedagógico, capaz de desenvolver habilidades para os relacionamentos e trabalho em grupo, percepção, espontaneidade, expressão corporal e vocal, entrosamento e socialização”, explica a professora.

De acordo com o grupo de estudantes do “Poemando Cecília Meireles”, a primeira leitura dos textos ‘A flor da pimenta’ e ‘Na sacada da Casa’ foi muito difícil, mas após os ensaios e exercícios foram ficando fáceis. O evento contou com a presença de alguns pais e avós, que demonstraram especial alegria em receber a homenagem através da apresentação teatral.

Utilizando-se de outro recurso de comunicação, a Escola Adelino Bordignon realizou palestras interativas que provocaram o debate sobre os direitos do idoso e produziu desenhos, cuja linguagem provoca reflexão sobre o tema discutido.

Já a Escola do Campo Fazenda Tamanduá (Cambuhy) convidou o senhor José Bento Rodrigues Garcia, de 73 anos, para ouvir suas histórias e em seguida os estudantes apresentaram uma esquete teatral, que estimulou a reflexão sobre a ideia (consciente coletivo) que todos têm sobre o perfil dos idosos. “Fantasiamos um aluno de idoso, que entrou de bengalinha, com muita dificuldade. É essa a imagem do idoso que eles têm… E, por isso trouxemos para as crianças entrevistarem, um idoso mais moderno, saudável, que pratica esporte, para eles entenderem essa diferença”, relatou a diretora Rosa do Nascimento.