O evento ocorreu nesta quarta-feira (05/06) na área verde da Av. João Marchesan, Parque Flamboyant e reuniu órgãos da Prefeitura, instituições e empresas que desenvolvem ações de proteção ambiental.
A iniciativa faz parte da programação da ‘Semana de Meio Ambiente’ realizada pela Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, com apoio da metalúrgica Baldan Máquinas e Implementos Agrícolas, que doou 244 mudas de árvores nativas.
Além do prefeito Cido Ferrari, estiveram presentes no evento e fizeram uso da palavra, o Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Luiz Gonzaga Bussola; o vereador Davison Sansei; a diretora de Meio Ambiente Maria Bellintani; o secretário da Saúde, Orivaldo Reguin (Faro); um dos idealizadores do Projeto Matão Mais Verde, Carlos Bandelli; a técnica de Segurança do Trabalho da Baldan, Paula F. Chiari de Oliveira; e o diretor do Departamento de Cultura, Juliano Jacopini.
“Agradecemos a todos que tiveram a iniciativa de homenagear às vítimas da Covid-19 no Dia Mundial do Meio Ambiente, que surge da Lei do vereador Paulo Bernardi, o qual agradecemos também. Esta é uma oportunidade de mantermos viva a memória daqueles que partiram, durante a pandemia, com plantio de uma árvore para cada um deles. Já homenageamos os que nascem no nosso município e agora passamos a homenagear também os nossos saudosos entes queridos e amigos, nada mais justo do que este ato de consideração e respeito. Matão já está bastante conhecida como uma cidade bonita, bem cuidada e arborizada e é referência também em termos de demonstração de saudade”, salientou o prefeito Cido Ferrari.
Esta ação do plantio de árvores foi inspirada no Projeto de Lei 42/2021, de autoria do vereador Dr. Paulo Bernardi – o qual esteve ausente no evento em razão de compromissos externos – que dispõe sobre a criação do ‘Dia Municipal de gratidão aos profissionais dos estabelecimentos de saúde pelo enfrentamento da pandemia de Covid-19, do ‘Diploma Herói da Covid-19’, no município de Matão.
A referida proposição, que foi promulgada pela Lei 5.444/2021 do Prefeito Cido Ferrari, tem orientado diversas ações de homenagens e memoriais que ressaltam a importância dos servidores da ‘Saúde’, e que se estendeu às famílias e as vítimas da Covid-19.
De acordo com Juliano Jacopini, diretor do Departamento de Cultura, “a ideia do plantio de árvores nativas surgiu no dia 27 de Março de 2024, no Auditório Sala Multiúso da Casa da Cultura, durante o evento em homenagem às vítimas da Covid-19, conforme incluído no calendário Municipal do Município de Matão, através do Projeto já citado de autoria do vereador Paulo Bernardi, que institui a data supracitada como ‘Dia Municipal em Memória às Vítimas da Covid-19’”.
Na oportunidade, em 27/03, foi lançado a projeto “Memorial do Bosque das Vítimas da Covid-19”, estipulando que no Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06) fossem plantadas 244 mudas de árvores em homenagem as vítimas da Covid-19. Nesta data, na Casa da Cultura, estiverem presentes e fizeram uso da palavra, o secretário da Saúde, Orivaldo Reguin (Faro), a senhora Denise Minelli, diretora do Hospital Carlos Fernando Malzoni, o prefeito Cido Ferrari e Maria Bellintani, diretora do Departamento de Meio Ambiente.
Central de Serviços de Agendamentos da Saúde é modernizado passa a funcionar em novo espaço
A partir desta segunda-feira (01), todos os serviços da Central...