Canto Coral da rede municipal de ensino emocionou plateia cantando, dançando e interpretando ‘Nosso sonho de Alice’
O espetáculo é baseado no original: ‘Alice no país das maravilhas de Lewis Carroll’ e teve duas apresentações à noite no Auditório da Casa da Cultura: na sexta (31) e no sábado (01°/11), com presença marcante da comunidade escolar e do público geral.
Há 10 anos, a Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Educação e Cultura mantém os Grupos de Canto Coral ‘Canto da Rosa’ e ‘Vozes do Luizinho’, na EMEF Profº Antonio Carlos Manzini, que completa 20 anos. “Parabéns aos grupos, aos professores e a toda comunidade escolar por esse belo exemplo de dedicação, talento e sucesso demonstrados em cada apresentação”, incentivou o prefeito Cido Ferrari.
Destaque para a desenvoltura dos 32 estudantes, que cantaram ao microfone, dançaram, com afinação, ritmo e harmonia, acompanhados da percussão, baixo, guitarra e teclado. O figurino colorido e criativo também saltou aos olhos da plateia.
Estiveram presentes no espetáculo, a diretora do Departamento de Educação e Cultura, Claudionice Bellintani; a diretora da EMEF ‘Manzini’, Graziela Guttard e coordenadora pedagógica Genesi Torres Coelho Hespanhol; o gerente de Formação Cultural, Danilo Gomez; bem como a equipe de professores desta escola. “O canto e coral é uma prática pedagógica que estimula o desenvolvimento físico, cognitivo, social e emocional dos alunos. A socialização surge do trabalho em equipe, demonstrado nas apresentações. Parabenizamos a todos pelo empenho, foi emocionante”, apreciou Claudionice.
Na abertura da apresentação, o regente João da Silva Machado agradeceu as pessoas que contribuem com o projeto de ‘canto coral’ e externou sua gratidão as autoridades que determinam o desenvolvimento dos ensaios, seja a manutenção do projeto: “Venho aqui agradecer ao prefeito Cido Ferrari, ao secretário Marcelo Prado (Mazão), por entenderem a importância da permanência do canto e coral na escola ‘Manzini”.
O projeto de Canto e Coral foi criado em 2016 na EMEF Profº Antonio Carlos Manzini e funciona como uma oficina cultural extracurricular. Nesses 10 anos de existência entre ensaios, criação de repertórios, inscrições, apresentações em diversos espaços - incluindo as comemorações natalinas da Prefeitura - os Grupos ‘Canto da Rosa’ e ‘Vozes do Luizinho’ têm acumulado importantes conquistas, como por exemplo: o tricampeonato no XXIII Concurso de Corais infantojuvenil do Centro do Professorado Paulista, em São Paulo.
De acordo com o regente João, o nome ‘Canto da Rosa’ homenageia a professora Rosa Maria Planas Bottura, regente incentivadora da música canto e coral nas escolas e ‘Vozes do Luizinho’ é uma homenagem ao artista matonense, maestro Luiz Piquera, cujas obras já ganharam projeção internacional.