Matão sedia ‘formação continuada’ regional para coordenadores e diretores da ‘Educação’

Prefeitura está inscrita no Programa Nacional Leitura e Escrita na Educação Infantil (Pro-LEEI), através da adesão ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

Matão sedia ‘formação continuada’ regional para coordenadores e diretores da ‘Educação’

Por isso no mês de outubro ocorreu o ‘Encontro do LEEI Aprofundamento’ no Centro de Educação Complementar Prefeito Adauto Scardoelli (CEC), voltado a 25 gestores da rede pública municipal de ensino, bem como a mais 20 profissionais de educação da região. O evento formativo tem o objetivo de aprofundar os estudos e fortalecer as práticas pedagógicas de professores da educação infantil em relação à linguagem, leitura e escrita, uma vez que coordenadores e diretores multiplicam o conhecimento adquirido junto aos demais educadores, nas diversas unidades de ensino.

 

Consideramos um caminho bastante positivo, a realização de cursos para gestores e professores, reunindo profissionais de cidades vizinhas aqui em matão, e assim criando oportunidades para que possam trocar conhecimentos, pois estamos construindo o futuro que desejamos para todos, também através da educação”, salientou o prefeito Cido Ferrari.

 

Dessa forma Matão sediou a formação, com a participação de lideranças educacionais de mais oito municípios: Gavião Peixoto, Boa Esperança do Sul, Nova Europa, Araraquara, Santa Ernestina, Dobrada, Borborema e Itápolis, sendo um total de 44 cursistas mais a formadora de São Carlos. “Procuramos receber bem os gestores educacionais aqui em Matão, pois temos um espaço bastante adequado para formações, o nosso CEC, além de podermos compartilhar nossas práticas exemplares e ouvir as de outros municípios, é uma forma de contribuirmos com o avanço constante das nossas práticas educativas, bem como da região”, avaliou o secretário de Educação e Cultura Marcelo Prado (Mazão).

 

Esse foi o 3° encontro de 2025, sendo que dessa vez a mediação foi realizada pela formadora Giovana Alonso (Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (PPGE/UFSCar ). O método do ‘LEEI Aprofundamento’ intensifica estudos e reflexões entre os gestores educacionais a fim de fortalecer as práticas de leitura e escrita na educação infantil.

 

De acordo com Claudionice Bellintani, diretora do Departamento de Educação, a Secretaria de Educação e Cultura entende a importância do projeto de formação para professores e gestores da educação infantil enquanto mecanismo incentivador de práticas que valorizam o protagonismo das crianças, por meio das interações e brincadeiras como eixos estruturantes do currículo. “A escola é a instituição responsável pela educação formal dos integrantes da sociedade, portanto é fundamental investir na formação dos educadores. A educação infantil reconhece que as crianças são sujeitos ativos, criativos, capazes de interações com os outros e têm direito à educação desde o seu nascimento”, reafirma, Claudionice.

 

Ainda no mês de outubro (25), a Prefeitura possibilitou a participação de um grupo de diretores, coordenadores e professores no Centro de estudos e pesquisas Kando, em Santana do Parnaíba. Esse encontro de formação nomeado ‘Os projetos investigativos nas pedagogias participativas’, teve como formador, Gil Menslin (Mestre em Educação pela Universidade de Blumenau-SC).

 

O Centro de Estudos e Pesquisas Kando é um espaço, que funciona como uma Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Essa instituição desenvolve ‘pedagogias participativas e abordagens internacionais’, apresentando-se como um local para a ‘infância bem vivida’, onde as crianças são vistas como seres potentes e capazes de se expressar em múltiplas linguagens em um ambiente que valoriza a pesquisa, a exploração e a construção de conhecimentos.

 

Para participar do Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (Pro-LEEI), os municípios precisam aderir ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. A adesão é feita por meio do Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (Simec) do Ministério da Educação (MEC).

O Pro-LEEI é uma iniciativa que integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, instituído pelo Decreto Federal nº 11.556, de 12 de junho de 2023, e oferece formação continuada para profissionais da Educação Infantil, com foco na oralidade, leitura e escrita.

 

Conteúdos Relacionados