Matão celebra o Dia da Consciência Negra com extensa programação cultural

Matão celebra o Dia da Consciência Negra com extensa programação cultural

Em homenagem ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, a Prefeitura de Matão, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, realiza ao longo de todo o mês de novembro uma série de atividades culturais e educativas voltadas à valorização da história, identidade e contribuições da população negra na sociedade brasileira.

“As atividades que compõem esta programação foram pensadas para valorizar a arte, a memória e o diálogo, reunindo artistas, pesquisadores e ativistas que contribuem diariamente para a construção de uma sociedade mais justa e diversa. Cada exposição, espetáculo e palestra é uma oportunidade de aprendizado e de reconhecimento das trajetórias que moldam nossa identidade coletiva. Em nome do prefeito Cido Ferrari, convidamos a todos a celebrar conosco a força da cultura, da representatividade e da consciência negra”, destaca o secretário de Educação e Cultura, Marcelo Prado.

A programação que acontece entre 14 e 27 de novembro, tem como objetivo reconhecer a riqueza da cultura afro-brasileira, estimular o combate ao racismo e ampliar os espaços de diálogo sobre igualdade, representatividade e justiça social. As atividades organizadas pelo Departamento de Cultura incluem exposições, shows musicais, espetáculo de dança, formação continuada para professores da Rede Municipal de Ensino, palestras, roda de conversa e fóruns

“Esta programação não é apenas uma agenda de eventos, mas um chamado à memória, ao respeito e à ação coletiva. Refletir sobre as contribuições dos povos africanos e afrodescendentes é essencial para construir uma sociedade mais justa, inclusiva e plural”, destaca o gerente de formação cultural, Danilo Gomez.


Confira a programação completa:

14/11 – 07h – Palestra “Como Ser um educador Antirracista”

Com a Professora Dra. Barbara Carine Soares Pinheiro
Formação Continuada exclusiva para educadores da rede municipal de ensino.

Local: Salão Social Clube do SOREMA (evento fechado).

 

14/11 – 20h – Sexta Básica – Keylla Emerich – “Canto de todos os Cantos”

Local: Auditório da Casa da Cultura

 

Uma Jornada de Emoção entre MPB, Bossa Nova e R&B Contemporâneo
Prepare-se para uma experiência musical que atravessa gerações e estilos. No espetáculo 
Canto de Todos os Cantos”, idealizado por Keylla Emerich, clássicos da Música Popular Brasileira se encontram com a leveza melancólica da Bossa Nova e a intensidade lírica do R&B contemporâneo, resultando em uma viagem sonora que toca o coração. No palco, Keylla conduz o público por uma narrativa de emoções e histórias, reinterpretando canções que se tornaram trilhas sonoras da vida brasileira e mundial. Com interpretação sensível e técnica apurada, ela une a poesia de Belchior e Caetano Veloso, o balanço de Tim Maia e Djavan, e a força
de vozes atuais como Iza e H.E.R.


O show 
Canto de Todos os Cantos” é mais que uma homenagem: é uma nova leitura de grandes obras, celebrando a atemporalidade e a universalidade da música. Com participação especial do pianista Davi Emerich, o espetáculo promete emoção, qualidade musical e uma imersão na diversidade sonora que define a música brasileira e suas influências globais.

 

Keylla Emerich é Educadora Musical e artista, natural de Araraquara, viveu sua infância e juventude em Matão. Desde os 3 anos de idade, a música faz parte de sua vida, influenciada pelo ambiente familiar e pelas primeiras experiências artísticas na igreja, onde cantava e tocava saxofone.


Sua trajetória artística é marcada por uma profunda conexão com a Soul Music e os Negro Spirituals, estilos que refletem emoção, espiritualidade e a força da tradição afro-americana. Com interpretação intensa e sensível, Keylla transforma cada apresentação em uma experiência única, unindo técnica, expressão e alma musical. Além da performance,
a cantora dedica-se à educação musical, inspirando novos músicos a explorarem não apenas a técnica, mas também a profundidade emocional e cultural da música.

 

17/11 – 19h - A MPB e Eu - (Exposição plástica em homenagem à Música Popular Brasileira)

Artista e Curadoria: Élio Floriano

Local: Salão Nobre Casa da Cultura

 

Esta exposição apresenta obras inspiradas em grandes ícones da Música Popular Brasileira. Artistas que marcaram profundamente a trajetória pessoal e artística do autor nos anos 90. Canções que sensibilizaram, influenciaram e despertaram o desejo de aprender o violão, tornando-se trilha sonora de uma geração e presença constante na vida cotidiana.

 

A proposta estética emprega uma linguagem pop, com elementos visuais que, em alguns casos, evocam um caráter retrô, situando o espectador no tempo em que essas referências se consolidaram.

 

Através da pintura e da composição visual, o artista busca traduzir o lirismo e a emoção das canções em uma expressão plástica própria, construída pelas mãos, pelos dedos e pelos acordes que o conectam à MPB

 

Élio Floriano é sico, pintor e artista plástico. Atua também na direção artística das ornamentações de rua da tradicional festa de Corpus Christi de Matão, unindo sensibilidade estética e expressão popular em diferentes linguagens.

18/11 - 19h - Espetáculo de Dança – Laura (PNAB)
Local: Auditório da Casa da Cultura


A não ser Gisele, foi Mercedes” é um espetáculo que revisita a trajetória de Mercedes Baptista a primeira bailarina negra a integrar o corpo de baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro(1945). Impedida de mostrar a própria pele, obrigada a esconder sua cor sob figurinos dourados e prateados, Mercedes encontra liberdade apenas quando conhece o Teatro Experimental do Negro — TEN onde tem seu primeiro contato com a dança afro. Dessa descoberta nasce uma paixão, força e reinvenção. Mercedes cria a dança afro-brasileira, técnica que une os ritmos, a vibração e o sagrado da ancestralidade africana à linguagem do balé clássico. Com ela, rompe fronteiras, levando sua arte pelo mundo. Mercedes também transforma o carnaval: em meados dos anos 1960, cria para o Salgueiro um novo formato de desfile — base da estrutura que as escolas de samba utilizam até hoje. Ela sonhou interpretar “Giselle”, e mesmo sem ocupar esse papel, tornou-se maior que qualquer clássico. Porque dançou sendo Mercedes Baptista e isso mudou a história.

19/11 – 18h00 - “O Samba não anda só”
Valdinei Benedito da Silva - (PNAB) –
Local: Em frente
à Secretária de Esportes, Lazer e Juventude

O projeto tem como objetivo realizar um show de música popular brasileira com artistas da cidade, promovendo e valorizando a cultura local, unindo vários gêneros e vertentes em a arte. Despertando o interesse dos jovens a se conectarem com a nossa cultura, além de promover lazer qualidade.

Confira abaixo as atrações:

18h00 - Batucada na Geral
19h00 - Sou eu Cabloco - Capoeira Gilvan Filho
20h00 - Projeto Retrato Falado (Pagode)
21h00 - S&S Show (Sertanejo)
22h00 - Escola de Samba Garra Azul (Bateria)
23h00 - Grupo Intuição (Pagode)
12h00 - Grupo Identidade (Samba)



25/11 – Fórum Consciência Negra: “Crescer com raízes: trajetórias e o poder transformador das políticas públicas de inclusão”
Local: Casa da Cultura
Horário: 8h00


Palestra de Abertura "Visibilidade e voz: o papel da representatividade negra na política e na mídia"

Palestrante: Lucas Marcelino

Assessor parlamentar da deputada estadual Thainara Faria, Lucas Marcelino é formado em Jornalismo e atua nas áreas da comunicação política e defesa de políticas públicas de inclusão e diversidade.

 

Palestra "Corpo, voz e identidade: ser uma pessoa negra e LGBT em busca de espaço e reconhecimento"
Palestrante:
Paolla de Paula

Personal trainer, instrutora de dança, comunicadora social e ativista LGBT.

Reconhecida por sua atuação na promoção da diversidade e da representatividade negra dentro da comunidade LGBT.

26/11 – Fórum: “Crescer com raízes: trajetórias e o poder transformador das políticas públicas de inclusão”
Local:
Casa da Cultura
Horário: 8h00

Palestra: “Da resistência à representatividade: o cuidado com a criança negra como ato político”
Palestrante: Leonardo Grandini

O palestrante é comunicador político e advogado criminalista, com atuação destacada no combate à exploração sexual infantil. Ganhou notoriedade por participar de debates enfrentando figuras públicas, como Lucas Pavanato, Monark, Pablo Marçal, entre outros. Atualmente, percorre o estado de São Paulo promovendo palestras e debates sobre o combate às fake news e desinformação. A palestra traz como foco o engajamento político e social em defesa da infância negra como uma forma de resistência e transformação social.

Palestra:Da escola técnica ao mercado financeiro: desafios e oportunidades das políticas públicas de inclusão”
Palestrante: Flávio Pires

Formado no ensino médio pela ETEC Sylvio de Mattos Carvalho é graduado em Administração de Empresas pela PUC. Atualmente atua como Analista Sênior de Investimentos do Banco Santander.


Palestra: "Percursos de transformação: a inclusão como instrumento de cidadania e mudança social"
Palestrante: Natacha Igianara

Formada no ensino médio pela ETEC Sylvio de Mattos Carvalho, graduada em Biomedicina pela UNIP – Araraquara, por meio do PROUNI. Atua há 10 anos no setor público.


27/11 – Projeto “Cidades Antirracistas”
Roda de Conversa sobre o projeto com a Deputada Estadual Thainara Faria
Local: Centro de Educação Complementar (CEC)
Endereço: Av. Pref. Laert José Tarallo Mendes - Centro
Horário: 19h00

O projeto “Cidades Antirracistas” é fruto do trabalho da Rede de Enfrentamento ao Racismo do Ministério Público do Estado de São Paulo, tendo sido implantado no Vale do Ribeira por ocasião do Plano Geral de Atuação (PGA).

O trabalho é desenvolvido com o apoio do Conselho Estadual da Comunidade Negra (CPDCN), que faz parte da Comissão de Promoção de Igualdade Racial e Combate ao Racismo do mandato da Deputada Estadual Thainara Faria e da Prefeitura de Matão.

Conteúdos Relacionados